São João Evangelista em Patmos (c. 1620), por Pedro de Orrente (1580-1645) - Museo Nacional del Prado (Madri). |
Apocalipse 1.1–6
Salmo 11
1 João 1.1–2.2
João 21.10–25
São João Evangelista resume o Natal em um versículo: “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14). João não foi martirizado, contudo foi uma testemunha viva, que segundo a tradição, foi exilado em Patmos e morreu em avançada idade. Ele “atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu” (Ap 1.2). Acima de tudo, João foi uma testemunha ocular de Cristo que nos proclama o que viu e ouviu “a respeito do Verbo da vida”, “que estava com o Pai e nos foi manifestada” (1Jo 1.1–3). “E sabemos que o seu testemunho é verdadeiro” (Jo 21.24). As leituras de hoje incluem o testemunho de João acerca da morte expiatória de Cristo e sua terceira aparição “depois de ressuscitado dentre os mortos” (Jo 21.14). No terceiro dia de Natal nos alegramos e jubilamos juntamente com João e todos os santos apóstolos, pois “temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”, que “é a propiciação pelos nossos pecados — e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do mundo inteiro” (1Jo 2.1–2).
ORAÇÃO DO DIA:
Misericordioso Senhor, lança os raios brilhantes da tua luz sobre a tua Igreja, a fim de que nós, sendo instruídos na doutrina de teu bem-aventurado apóstolo e evangelista João, possamos chegar à luz da vida eterna; pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: Lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário