18/12/2024

GAUDETE IN DOMINO ~ III Domingo no Advento

 


O Evangelho segundo S. Mateus 11: 2-5

 

Neste III Domingo no Advento, o Gaudete in Domino, o Domingo da Alegria, nós estamos diante de um João Batista encarcerado injustamente e condenado a morte que envia os seus discípulos até Jesus para fazer a pergunta mais importante de toda a história: “Você é aquele que estava para vir ou devemos esperar outro?” (Mateus 11:2).

Jesus, conhecendo os corações de todos e também conhecendo toda a aflição pela qual passava João Batista, responde àqueles homens, dizendo: “Voltem e anunciem a João o que estão ouvindo e vendo: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres está sendo pregado o Evangelho” (Mateus 11:4-5).

Essa resposta, sem dúvida alguma, encheu o coração de João Batista de alegria. Afinal, com estas palavras Jesus Cristo não somente estava respondendo com um sim à pergunta trazida a ele, mas estava mostrando, de forma clara e com exemplos concretos, quem ele era, de fato: o Messias Prometido, o Rei Esperado, o Senhor sobre toda a terra.

Ao receber esta resposta de Jesus, certamente João Batista se lembrou da bela e significativa profecia de Isaías, que proclamou: “O deserto e a terra seca se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso. Então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão, e a língua dos mudos cantará. Pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo. Alegria eterna coroará a sua cabeça. Ficarão tomados de júbilo e alegria, e deles fugirão a tristeza e o gemido.” (Isaías 35).

Na pessoa e na obra de Jesus Cristo todas estas palavras estavam sendo cumpridas. E por isso, alegria podia existir mesmo diante da prisão, do sofrimento e da própria morte, como era o caso de João Batista. Afinal, naquele momento tocava a terra aquele que possui toda a glória celestial. E tocava o povo, aquele que é próprio Deus encarnado. Realmente uma alegria sem tamanho brota de um coração que testemunha todas estas coisas e que pode ver e ouvir o cumprimento de profecias tão belas e tão significativas. Quem dera se nós estivéssemos lá, naquele tempo de João Batista, para desfrutar de tudo isso?

Meus irmãos, o Advento traz uma mensagem muito consoladora para todos nós. Ela já foi abordada nos outros Culto e hoje novamente aparece para fixar-se bem em nossos corações e em nossas mentes:

Não precisamos voltar no tempo para desfrutar de todas aquelas maravilhas. Hoje, este mesmo Senhor Jesus Cristo toca a terra; este mesmo Deus encarnado toca a cada um de nós. E isto ele faz por meio do Santo Ministério, por meio de sua Palavra e por meio de seus Sacramentos. Por isso, escreve o Apóstolo Paulo, “importa que todos vocês nos considerem como ministros de Cristo e encarregados dos Mistérios de Deus” (1Coríntios 4:1). Porque o Santo Ministério não está aqui entre vocês para ser um mero líder de vocês, e sim para direcionar vocês até Jesus da mesma forma que fez João Batista. E da mesma forma que os discípulos de João Batista se aproximaram do Senhor e puderam ver ele e ouvir ele, hoje vocês – de uma maneira sacramental, isto é, misteriosa – também podem. Por exemplo, neste momento especial de Culto vocês tem o privilégio de ouvir o próprio Jesus por meio da pregação de sua Palavra, e têm também o privilégio de ver Jesus por meio da sua Eucaristia, a Santa Ceia.

No momento em que vocês se derem conta disso, nunca mais vocês conseguirão faltar um Culto e se sentir confortável com isso. Porque deixar de desfrutar essas coisas é deixar de desfrutar do próprio Jesus. E se vocês não desfrutam de Jesus, vocês não têm a verdadeira alegria.

E é desejo de Deus que vocês se alegrem verdadeiramente, por isso, através do Apóstolo Paulo, ele diz: “Alegrem-se sempre no Senhor” (Filipenses 4:4). Não é em qualquer coisa ou lugar, mas é “no Senhor!”.

Como lembramos nos últimos Culto e hoje isto está sendo reafirmado: Jesus Cristo é o Senhor que veio, mas também é o Senhor que vem. E não para por aí: para que todos nós que cremos neste Senhor possamos nos alegrar e “cantar de júbilo a Deus, celebrando-o” (Salmo 80:1) eternamente, este mesmo Jesus Cristo virá no último dia para assim completar nas nossas vidas a cura, a purificação e a restauração que ele iniciou quando se encarnou e que mantém quando nos dias atuais nos toca pela Palavra e pelos Sacramentos.

Neste dia da alegria, alegrem-se no Senhor. Mas também, alegrem-se sempre no Senhor. Porque ele veio para cumprir promessas maravilhosas da parte de Deus, ele vem hoje para trazer esse cumprimento para cada um de vocês, e ele virá novamente para que você tenha a plenitude desse cumprimento e para que de vocês fujam de uma vez por todas “a tristeza e o gemido”, e assim vocês fiquem tomados para sempre de “júbilo e alegria”.

Amém!

 

Rev. Helvécio J. Batista Jr.
Igreja Luterana Santíssima Trindade em Naviraí/MS
III Domingo no Advento, 2024 AD


Nenhum comentário:

Postar um comentário