05/03/2014

A Cinza da Quarta-feira de Cinzas


A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma - um período de seis semanas durante o qual nos preparamos para observar a morte de nosso Senhor e celebrar a sua ressurreição. A Quaresma enfatiza os temas gêmeos do arrependimento e crescimento na fé. Nós nos arrependemos de nossos pecados, enquanto nos preparamos para observar a Sexta-feira Santa e a morte de nosso Senhor por causa desses pecados. Também procuramos crescer na fé através da catequese (instrução) durante este período de disciplina espiritual.

No Antigo Testamento, as cinzas eram um sinal de arrependimento e luto. Cinzas também estão associadas com a mortalidade da morte que o pecado trouxe ao mundo, a respeito da qual Deus disse a Adão depois da queda: “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás” (Gênesis 3.19).

Por volta do século VI d.C., as igrejas na adjacência do rio Reno começaram a prática de colocar cinzas sobre as pessoas como um sinal de arrependimento. Durante os séculos seguintes essa prática se espalhou para o resto da Igreja.

A imposição das cinzas é oferecida a todos os que desejam recebê-la. Após a Litania, o pastor convida aqueles que desejam receber cinzas (produzidas com a queima de folhas de palmeira do Domingo de Ramos do último ano) para vir à frente da nave. Ele faz uma pequena cruz na fronte com as cinzas e diz: “Lembra-te que tu és pó e ao pó tornarás”. Quando os membros da congregação recebem as cinzas, retornam para o banco. Durante esse momento, a congregação canta um hino.

Através da imposição das cinzas nós demonstramos visivelmente a lamentação sobre nosso pecado e o arrependimento. Nós também somos lembrados pelas cinzas e pelas palavras do pastor que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23). A cinza recorda-nos que a presença do pecado em nosso mundo e em nossa vida leva à morte. As cinzas da Quarta-feira de Cinzas nos ajudam a reconhecer o nosso pecado e seu impacto, na medida em que nos preparamos para acompanhar nosso Senhor sofrer, morrer e ressuscitar da morte, a fim de levar o nosso pecado e derrotar a morte. Que a cinza presente na Quarta-feira de Cinzas lembre a todos nós da nossa necessidade de se arrepender e da mortalidade que o pecado trouxe ao mundo.

Tradução do artigo “The Ash of Ash Wednesday”, publicado em 12.02.2013 pelo Rev. Mark P. Surburg, pastor na Good Shepherd Lutheran Church-LCMS (Marion, Illinois, EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário