08/03/2014

Nosso Culto e Devoção na Quaresma

Período da Quaresma na Redeemer Lutheran Church-Fort Wayne (EUA)
A Quaresma é um período de quarenta dias que vai da Quarta-feira de Cinzas até a Páscoa. Os domingos não entram na contagem de quarenta dias, pois os domingos são uma alegre celebração da Páscoa, da ressurreição de nosso Senhor. Durante a Quaresma os cristãos meditam com mais atenção, reverência e gratidão sobre o grande Mistério Pascal - a salvação que Deus conquistou para nós pecadores, mediante a santa, inocente e amarga paixão e morte e feliz ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Visto que a Quaresma é um período de penitência, reflexão e oração, os cultos durante este tempo são solenes e contidos. As cores sombrias do roxo e do preto substituem as cores festivas do branco e verde do período de Epifania. O preto, que pode ser utilizado na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, expressa a ausência de luz, nos convidando à reflexão sobre o custo de nossa redenção. Sem o sacrifício de Cristo no dia em que o céu ficou escuro e a luz do sol se escondeu, não haveria a luz brilhante de Cristo para vivermos nela, nem a vida nova em Cristo para desfrutarmos. O roxo, assim como o preto, é uma cor penitencial. Por isso ela é usada durante os quarenta dias da Quaresma, incluindo os seis domingos que caem durante este período, para representar tristeza, seriedade, penitência e oração. O roxo é uma lembrança vívida do desprezo e desdém que Jesus sofreu, do sacrifício que ele fez para nossa salvação e também da necessidade de levarmos uma vida de arrependimento diário.

Neste período de Quaresma o altar e todo o espaço litúrgico não são adornados com flores, pois ainda estamos nos preparando para a grande festa da Páscoa. No entanto, costuma-se utilizar flores no Quarto Domingo na Quaresma, pois este é um domingo que expressa alegria. Hinos de louvor como o Gloria in Excelsis e expressões de alegria como o Aleluia são omitidos na liturgia até a Páscoa. Muitas igrejas realizam Cultos Especiais de Quaresma no meio da semana como forma de estimular a reflexão e devoção durante este período.

Devemos lembrar que todas estas observâncias e detalhes têm a finalidade de enriquecer nossa devoção pessoal e a adoração de toda a congregação a Deus, auxiliando na comunicação da santa fé de geração em geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário