05/03/2014

Quarta-feira de Cinzas – 5 de março de 2014

“Quarta-feira de Cinzas. Distribuição de cinzas para a congregação”, Livro de Horas, o Uso de Roma, MS Douce 135, séc. XVI, Bodlean Library (Oxford), fol. 003r.
Retornem ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, pois ele os reconciliou consigo mesmo

Nesta Quarta-feira de Cinzas descemos do monte com Jesus e voltamos o nosso rosto para sua Cruz e Paixão em Jerusalém. Fazemos a nossa peregrinação com ele por meio do arrependimento e, assim, voltamo-nos para nossa morte e ressurreição no Santo Batismo. Cristo Jesus, “aquele que não conheceu pecado”, tornou-se o nosso pecado, para que, pela sua morte nós fôssemos libertados do pecado e na sua ressurreição nós “fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5.21). Visto que Deus reconciliou, desse modo, o mundo consigo mesmo em Cristo, “eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (2 Coríntios 6.2). Ele providenciou o Cordeiro sacrificial e deixou “após si uma bênção, uma oferta de manjares e libação” (Joel 2.14, 19) na Santa Eucaristia. Ele nos convoca para retornar a ele com todo o nosso coração, “porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal” (Joel 2.13). Fazemos isso com fé e confiança nele e, assim, oramos a ele como nosso Pai, damos aos necessitados de um coração de amor e jejuamos por uma questão de arrependimento (S. Mateus 6.3-4, 6, 17-18).

Cor litúrgica: Preta ou Roxa

LEITURAS: 

† Antigo Testamento: Joel 2.12-19
† Salmo: Salmo 51.1-13 (14-19) (antífona v. 17)
† Epístola: 2 Coríntios 5.20b-6.10
† Evangelho: S. Mateus 6.1-6, 16-21

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Deus, que não desprezas o que foi criado por ti e perdoas os pecados de todos os penitentes, cria em nós um novo e contrito coração, a fim de que, lamentando nossos pecados e confessando nossa miséria, recebamos de ti total absolvição e perdão; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário