26/03/2014

Estudo dos Próprios e Homilia da Festa da Anunciação de Nosso Senhor

"Anunciação" (1472–1475), Leonardo da Vinci (1452–1519)
Contexto litúrgico

A Anunciação é uma festa cristológica de suma importância, observada em toda a sua plenitude na Quaresma, quando a Igreja se prepara para a Semana Santa. Isto nos ensina que mesmo em meio à morte, há vida. Entretanto, a Anunciação não deveria ser observada durante Semana Santa ou no Dia da Páscoa (ou também no Quinto Domingo na Quaresma na série anual).
Neste ano de 2014, a Anunciação cairá numa terça-feira da terceira semana na quaresma, portanto, a Anunciação do Senhor pode ser celebrada dentro do período quaresmal. Na Paróquia “Unidos em Cristo” de Ponta Grossa, a data será celebrada na quarta-feira, dia 26, na Congregação Cristo para Todos e na quinta-feira, dia 27, na Congregação Paz. Estes são os dias que, no período quaresmal, ocorrem os cultos quaresmais no meio da semana.

Leituras do dia

  • Salmo 45.7-17: O salmo 45 é um salmo que celebra o casamento do rei ideal com sua noiva. Os versículos 7-17 descrevem a noiva. Cristo, o rei, doou-se a fim de que ornasse a noiva, a Igreja, com a mais fina das joias, a saber, o perdão dos pecados, a vida e a salvação eterna (Notas da The Lutheran Study Bible, p. 889). O plano da salvação está em desenvolvimento desde Gênesis 3.15, mas é na anunciação que o Verbo se fez carne.
  • Isaías 7.10-14: Inicialmente a mensagem era destinada ao rei Acaz, no entanto, tal mensagem tem conteúdo messiânico e tem sido aplicado a forma sobrenatural que o Verbo de Deus entraria neste mundo. O nome desta criança seria Emanuel, que significa Deus conosco.
  • Hebreus 10.4-10: Encontramos, em Hebreus, um texto pré-encarnação. Jesus fala que Deus preparou um corpo para Ele a fim de que Ele realizasse a vontade de Deus e por seu corpo purificasse os pecados.
  • Lucas 1.26-38: O anjo Gabriel anuncia a Bem-aventurada Virgem Maria o nascimento de Jesus Cristo. E ela responde em fé, colocando-se à disposição dos santos planos de nosso Deus. 


Pontos variáveis da liturgia
(Culto Luterano  - Lecionários. Porto Alegre: Concórdia Editora, 2009, p. 320-321.)

     Introito: O introito é ação de graças e louvor por aquilo que Deus está fazendo e convite para o leitores anunciem a grandeza de Deus e o louvem.
     Coleta do dia: A coleta é uma suplica para que Deus cumpra a promessa da vida eterna, ressurreição, assim como ele prometeu que enviaria o seu Filho e na anunciação Ele a cumpriu.
     Gradual: O gradual é composto de dois versículos do Salmo 45, sendo que nestes textos nos é descrito como é o reino do Messias, do Salvador Jesus Cristo.
     Verso: São previsto dois versos, um para o tempo fora do tempo de quaresma e um para o tempo de quaresma. O verso para fora do tempo de quaresma é final da perícope, Lucas 1.38, onde consta a resposta da bem-aventurada Maria colocando-se nas mãos de Deus para que se cumpra nela a vontade de Deus; este verso é ladeado por aleluias. Quando a celebração ocorre dentro da quaresma, onde de preferência se omite os aleluias, o verso é parte do Magnificat.

Estudo do texto
   
     O Evangelho para o dia da anunciação do Senhor é uma mesa tão vasta que em cada versículo seria suficiente para fazer um sermão com o mais puro e límpido Evangelho.
     Versículo 26: o texto faz referência a seis meses, mas está referência é relacionada ao tempo de gravidez da Isabel, prima de Maria, mãe de João Batista. O texto fala que o anjo Gabriel veio da parte de Deus. Essa frase é importante, pois, ressalta a veracidade do texto. O anjo não veio trazer qualquer mensagem, mas ele veio revelar a mensagem que tem como fonte o próprio Deus. Apesar muitos considerarem tal relato indigno de confiança, nós acreditamos, pois, é a Palavra de Deus.
     Versículo 27: O anjo Gabriel, portador da mensagem que veio de Deus, tem um endereço bem definido. Ele veio anunciar a mensagem de Deus a uma jovem virgem que era prometida para um varão da casa do rei Davi.
     Versículo 28 e 29: O anjo se apresenta a Maria e lhe saúda com lindas palavras: O Senhor é contigo. Tal saudação a deixou receosa e pensativa sobre qual seria o significado de tal saudação.
     Versículo 30: Diante desta hesitação de Maria, o anjo retoma a palavra de uma forma bem direta, tanto é que o termo usado é imperativo, para de ter medo. E o anjo começa a descrever por que ela não precisa ter medo, pois, ela tem a graça de Deus pairando sobre si.
     Versículo 31-33: O anjo continua descrevendo no que consistia esta graça que ela achou diante os olhos de Deus. Ela daria luz ao Messias, ao prometido de Gênesis 3.15. O fruto do ventre de Maria é o Filho do Altíssimo, o herdeiro do trono de Davi e seu reino não terá fim.
     Versículo 34:  Maria pergunta como ela ficaria grávida, pois, ela não tinha nenhum relacionamento com nenhum homem? No versículo 35: temos a explicação de como isto aconteceria, pois, Deus Espírito Santo estaria sobre ela. Deus, na história humana, esteve sempre presente, mas desta vez estaria de uma forma muita especial. Jesus, o Verbo de Deus, fez-se carne, fez-se um de nós.
     Versículo 36-37: O anjo fala a Maria que a sua prima Isabel estava grávida, pois, para Deus não existe nada de impossível. O anjo cita o exemplo de Isabel que da mesma forma estava grávida era sobrenatural, assim seria a gravidez de Maria.
     Versículo 38: aqui temos a resposta de Maria, resposta de fé, onde ela se coloca nas mãos de Deus para fazer conforme as palavras expressadas pelo anjo Gabriel.

Aspectos homiléticos

     Lei: O texto é mais doce e puro Evangelho, mas a aspecto da Lei seria a própria condição humana que levou a Deus anunciar e levar a cabo a encarnação de Jesus Cristo, o verbo de Deus que se fez carne, conforme primeiro capítulo do Evangelho de João.
     Evangelho: O Evangelho é ação de Deus em levar a cabo seu plano que fora anunciado desde Gênesis 3.15.
     Objetivo: Demonstrar de como os textos da anunciação podem nos preparar para melhor celebrar a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo, pois, este é o objetivo do período quaresmal.
     Tema: Anunciação é mais pura obra de nosso Deus

HOMILIA:

Anunciação é mais pura obra de nosso Deus

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e comunhão com o Espírito Santo sejam convosco.

     Meus caros irmãos, prezados amigos! Creio que alguns de vocês já devem ter ido em algum buffet, restaurante, festa e que a primeira visão foi a quantidade de coisas saborosas a tua disposição. Nestas festas, nos são apresentados tantos pratos que é impossível experimentar todos. Eu digo que os textos para o dia da anunciação são uma mesa tão vasta que não tem como abordar todos os pontos possíveis.
     No entanto, gostaria de fazer alguns destaques. Uma das coisas que gostaria de enfatizar é que em todos os textos, o nosso Deus está atuando de forma direta. A ação humana é deixada de lado, para ressaltar a obra de Deus vindo em nossa direção.
     Na leitura do Antigo Testamento vemos a profecia proferida por Isaías sobre um menino que nasceria de uma virgem. Nenhum homem foi pedir um Salvador, nenhum homem foi orientar a Deus como deveria fazer, mas Deus, na sua imensa vontade de nos salvar, fala-nos que o nascimento do Messias seria de forma surpreendente.
     Se relembrarmos a leitura de Hebreus, veremos que a encarnação de Jesus Cristo tem um objetivo específico: “E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo.” (Hb 10.10).
     O evangelho trata da concepção virginal de Maria, o cumprimento das promessas que Deus havia feito. Deus promete, cumpre, pois, em Deus não existe variação e sombra de mudança. O texto tem muitas verdades importantes, mas especialmente, tem uma verdade que se destaca: o ‘Deus Conosco’.
Mas como pode Maria, uma virgem, conceber um bebê? O ‘Deus Conosco’ se encarnou dentro do ventre de Maria por que o Espírito Santo desceu sobre ela. E para Deus Espírito Santo não existe nada de impossível.
     O mesmo Espírito Santo que estava no princípio da criação, esteve com Maria garantido que Jesus fosse gestado em seu ventre. Este mesmo Espírito Santo está com cada um de nós. Este mesmo Espírito Santo cria a fé em nossos corações. Este mesmo Espírito Santo nos mantém na verdadeira fé. Pois, para Ele nada é impossível.
     Como a Anunciação de Nosso Senhor pode nos ajudar na preparação para Páscoa?

  1. Jesus se encarnou com objetivo bem específico, para que com sua vida, morte, ressurreição e Ascensão nos desse vida e vida eterna.  
  2. Podemos olhar para a vida de Maria. Ela achou graça diante os olhos de Deus, mas essa graça não a isentou de sentir medo, de ficar com dúvida em relação as palavras do anjo. O anjo disse: “não temas; porque achaste graça diante de Deus.” Deus também diz as mesmas palavras para ti: “Não temas, pois, através de Jesus, tu achaste graças diante meus olhos.”
  3. Assim como Maria estava debaixo da proteção do Espírito Santo, nós também estamos. O ‘não temas’ também é para nós. Não temas, pois, desde o teu Batismo, Deus Espírito Santo está sobre ti todos os dias da tua vida. 
  4. Maria se colocou à disposição de Deus para que Ele fizesse segundo a sua vontade e querer. Que nos também tenhamos este mesmo coração da Bem-aventurada virgem Maria.

     Meus caros irmãos, irmãs, como a anunciação pode nos auxiliar a nos preparar para a Páscoa? Os textos nos apontam para a encarnação do verbo, o Deus que se fez carne a fim de com a sua morte você tenha vida e vida eterna. Confie em Jesus como teu único Salvador, pois o Senhor se encarnou, se fez carne, fez se homem com o objetivo de nos salvar. Amém.

Que a Paz de Deus excede todo humano entendimento, guarde as vossas mentes e corações para a vida eterna. Amém.


Rev. Elissandro da Silva
Paróquia “Unidos em Cristo” - Ponta Grossa/PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário