18/03/2014

Comemoração de São Cirilo de Jerusalém, Bispo e Teólogo – 18 de março


Cirilo nasceu em Jerusalém em torno de 315, de pais cristãos, e tornou-se bispo daquela cidade por volta de 349 até a sua morte em 386.Os anos entre o Concílio de Niceia (325) e o Concílio de Constantinopla (381) foram anos difíceis, em que a Igreja, tendo comprometido-se em Niceia, sob protestos vigorosos dos arianos, pela proposição de que o Filho é “consubstancial” (homoousios) com o Pai, começou a recuar e considerar se havia alguma outra fórmula que expressasse adequadamente o Senhorio de Cristo , mas não fosse “divisionista” . A experiência com outras maneiras de afirmar o que os cristãos criam sobre o Filho e sua relação com o Pai, levou a Igreja, finalmente, a concluir que a formulação de Niceia era a única forma de salvaguardar a doutrina que Tomé verdadeiramente confessou (João 20.28), quando disse a Jesus: "Meu Senhor e meu Deus!". Mas isso não estava claro desde o início, e Cirilo estava entre aqueles que procuravam uma forma de expressar a doutrina de uma forma que fosse aceitável para todas as partes. Como resultado disso, ele foi exilado de seu bispado por três vezes, num total de 16 anos, uma vez que pelos atanasianos e duas vezes pelos arianos. Ele finalmente chegou à conclusão, assim como a maioria dos outros cristãos da época, que não havia alternativa à fórmula de Niceia e, em 381, Cirilo participou do Concílio de Constantinopla e votou pela posição ortodoxa.
Cirilo é autor das Catequeses, ou Discursos Catequéticos sobre a fé cristã. Trata-se de uma catequese introdutória, depois dezoito catequeses sobre a fé cristã para serem passados durante a Quaresma para aqueles prestes a serem batizados na Páscoa, e em seguida, cinco catequeses, chamadas mistagógicas (pois falam dos mistérios, ou seja, os sacramentos do batismo, da confirmação e da eucaristia), a serem passados depois da Páscoa para o recém-batizado.

LEITURAS:

† Salmo 122
† Eclesiástico 47.8-10 
† Hebreus 13.14-21 
† S. Lucas 24.44-48

ORAÇÃO:

Fortalece, ó Senhor, os bispos de tua igreja em sua vocação específica de serem mestres e ministros dos sacramentos, de modo que, como teu servo Cirilo de Jerusalém, possam efetivamente instruir o teu povo na fé e na prática cristã, e que nós, ensinados por eles, possamos participar mais plenamente na celebração do mistério pascal; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário