19/03/2014

José, tutor de Jesus


Mateus 2.13-15,19-23

A graça de nosso Senhor Jesus, o amor de Deus e companhia do Espírito Santo sejam convosco agora e sempre. Amém.

Meus caros irmãos, irmãs, hoje é um dia festivo. Um dia especial, pois damos uma parada com a temática dos artigos do Credo para celebrarmos a vida de São José, o tutor de nosso Senhor Jesus Cristo.
Celebrar um santo... parece não soar muito luterano, no entanto, é absolutamente luterano. Eu gostaria de chamar a vossa atenção para um hino do hinário dos nossos irmãos do Sínodo de Missouri, intitulado “Por Todos Seus Santos na Batalha.”

Este hino tem três estrofes. A primeira diz o seguinte: “Por todos os seus santos na guerra,/ Por todos os santos que estão no repouso, / Seu Santo nome, ó Jesus,/ seja louvado para sempre! Por que você venceu a batalha/ para que eles possam usar a coroa/ e agora eles brilham pela glória refletida do seu trono. Nós podemos celebrar a vida de José, pois vemos através da vida dele ação misericordiosa de Deus.

Quem foi José? José pertencia à linguagem de Davi, foi assim que ele foi chamado pelo anjo do Senhor: “José, Filho de Davi”. Segundo o texto bíblico, ele era um homem justo que se dedicava ao ofício da carpintaria.

Eu quero chamar atenção para dois pontos na vida de José. Primeiro, a vida de São José foi cercada de eventos que certamente não foram fáceis e que devem ter causado sofrimento para ele.  Um exemplo foi a gravidez inesperada de Maria e todas as emoções que estavam envolvidas neste caso. Creio que não foi fácil. Um segundo exemplo vem da leitura que acabamos de ouvir: a constante insegurança que pairava sobre a família de José a ponto de ser necessário que eles fugissem para o Egito. Um país pagão, com diferentes deuses, outra língua e outra cultura. Creio que não deve ter sido fácil para ele.

Segundo ponto, a confiança de José. Diante deste quadro caótico, ele confiou na mensagem de Deus. Ele recebeu Maria e fugiu para o Egito conforme a orientação divina. Seria José um super-herói da fé? Não, ele era um homem igual a você, igual a mim, com os medos, apreensões que nós temos. E que mesmo assim foi escolhido para ser o tutor de Jesus Cristo. Pois o Deus que chamou para esta função honrosa foi o mesmo Deus que em todo tempo o sustentou e amparou.

Amparado por Deus, José, justo homem, foi o tutor de Jesus, como nos fala a segunda estrofe do hino que já mencionei: “Nós cantamos agradecendo pela vida de José,/ o guardião de nosso Senhor,/ que fielmente ensinou Jesus/ através do seu ofício, obras e palavras”.

Você, a exemplo de José, também foi chamado por Deus pelo seu batismo. A exemplo do Tutor de Cristo, você também passara por altos e baixos, por momentos de dor e sofrimento, esta é a nossa vida. No entanto, o mesmo Deus que sustentou José, que o guiou em sua vocação de tutor de Jesus, é o mesmo Deus que te ampara e te sustenta na tua vocação. É o mesmo Deus que te diz: “Não temas estou contigo, não te assombres eu sou o teu Deus”. Deus é o mesmo, Ele não muda.

Celebrar um santo... parece não soar muito luterano, no entanto, é absolutamente luterano, pois enfocamos a ação de Deus na vida do Santo que celebramos. Especialmente enfocamos que o mesmo Deus que agiu no passado é o mesmo Deus que age na tua vida. O mesmo Deus que amparou e sustentou José é o mesmo Deus que te ampara. É o mesmo Deus que te sustenta. Deus não muda. Amém.

Rev.  Elissandro Ribeiro da Silva
Igreja Luterana Unidos em Cristo - Ponta Grossa/PR

Oração da Noite realizada no dia 19 de março na Igreja Luterana Cristo de Ponta Grossa/PR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário