21/05/2013

Bach e a Terça-feira de Pentecostes


A Terça-feira de Pentecostes celebra o terceiro dia de Pentecostes. No tempo de Bach era era um dia festivo na igreja luterana da Alemanha. Naquela época todas as principais festas cristãs era comemoradas por três dias. Na Dinamarca era feriado neste dia até 1770, mas em algumas cidades como Svendborg são preservadas festividades relacionadas a este dia. Na Suécia também era feriado na Terça-feira de Pentecostes até o ano de 1772, quando foram abolidos vários feriados religiosos.

Johann Sebastian Bach compôs duas belas cantatas para a Terça-feira de Pentecostes, baseadas nas leituras previstas para este dia festivo de Atos dos Apóstolos, o Espírito Santo em Samaria (Atos 8.14-17) e do Evangelho de São João, o Bom Pastor (João 10.1-10).


- Er rufet seinen Schafen mit Namen (Ele chama suas ovelhas pelo nome), BWV 175, composta em Leipzig e apresentada pela primeira vez em 22 de maio de 1725.
A cantata é baseada nos textos da poetisa e escritora alemã Christiane Mariane von Ziegler (1695-1760) . O último movimento é o texto da nona estrofe do hino "O Gottes Geist, mein Trost und Ruh" do poeta sacro Johann von Rist (1607-1667).

Cantata executada na Evangelische Kirche in Trogen (Suíça) pelo Coral e Orquestra da Fundação J. S. Bach, com a regência do maestro Rudolf Lutz (1951- ):




Cantata executada pelo Knabenchor Hannover (Heinz Hennig), Collegium Vocale Gent (Philippe Herreweghe) e Leonhardt-Consort (Gustav Leonhardt):




- Erwünschtes Freudenlicht (Anelada luz de alegria), BWV 184, composta em Leipzig e apresentada pela primeira vez em 30 de maio de 1724.

O poeta que adaptou um texto à composição de Bach é desconhecido. Ele utilizou a leitura do Evangelho de João 10.1-10, prescrita para o dia, que apresenta Jesus como o Bom Pastor. O texto do penúltimo movimento da cantata é a última estrofe do hino "O Herre Gott, dein göttlichs Wort" (1526) do hinólogo e reformador da Saxônia Anarg Heinrich zu Wildenfels (c. 1490 – 1539).

Cantata executada na Evangelische Kirche in Trogen (Suíça) pelo Coral e Orquestra da Fundação J. S. Bach, com a regência do maestro Rudolf Lutz (1951- ):


Nenhum comentário:

Postar um comentário