21/05/2013

Comemoração de Constantino, Imperador, e Helena, sua Mãe - 21 de maio



Flavius Valerius Aurelius Constantinus serviu como o imperador romano de 306-337 AD. Seu pai, apesar de pagão, protegia os cristãos, pois percebeu que eram cidadãos fiéis e honestos. Durante o seu reinado a perseguição aos cristãos foi proibida pelo Edito de Milão, em 312, e, finalmente, a fé ganhou o completo apoio imperial. Constantino teve um interesse ativo na vida e nos ensinamentos da Igreja e convocou o Concílio de Nicéia, em 325 em que o cristianismo ortodoxo foi definido e defendido. Sua mãe, Flavia Iulia Helena (c. 255-329), exerceu forte influência sobre Constantino. Graças a ela o filho foi benevolente ao cristianismo. Seu grande interesse em localizar os locais sagrados da fé cristã, levou Helena a se tornar uma das primeiras peregrinas cristãs à Terra Santa. Sua pesquisa levou à identificação de locais bíblicos em Jerusalém, Belém e outros, que ainda hoje são mantidos como locais de culto.

LEITURAS:

† 1 Timóteo 3.14-16
† Salmo 111
† Lucas 23.50-55


ORAMOS:

† Pelas mulheres abandonadas por seus esposos;
† Pelas famílias cristãs;
† Pelos governantes das nações;
† Pala paz na Terra Santa.

COLETAS:

Ó Senhor, nosso Deus, Rei do Universo, que levanta governantes terrenos para operar sua vontade nesta vida, Tu chamaste Constantino ao trono imperial e terminaste a perseguição generalizada da Igreja de teu Filho; concede que, assim como ele serviu, cumprindo sua vocação, continuemos a receber de ti governantes que permitam a Igreja proclamar o Evangelho salvador de teu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Todo-poderoso Deus, que chamaste tua serva Helena a uma posição de autoridade terrena para que ela pudesse avançar o seu reino celestial, enchendo-a com zelo por tua Igreja e com amor pelo teu povo, concede que possamos ser fecundos em boas obras e firmes em nossa fé no teu Filho e, finalmente, por tua misericórdia, alcançar a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário