O Credo Atanasiano, também conhecido como Quicumque vult (das palavras iniciais em latim), é um dos três grandes credos ecumênicos da igreja cristã. Lutero o considerou "a maior produção da igreja desde os tempos dos apóstolos". Seu valor está em apresentar claramente os atributos divinos de cada uma das pessoas da Santíssima Trindade e testemunhar a fé na perfeita igualdade das três pessoas. É apropriado como Confissão de Fé para a Festa da Santíssima Trindade, tradição esta que vem desde o século IX.
1. Aquele que quiser ser salvo, antes de tudo deverá ter a verdadeira fé cristã*.
2. Aquele que não a conservar em sua totalidade e pureza, sem dúvida perecerá eternamente.
3. E a verdadeira fé cristã* é esta,
4. que honremos um único Deus na Trindade e a Trindade na Unidade, não confundido as pessoas nem dividindo a sustância divina.
5. Pois uma é a pessoa do pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo;
6. mas o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um único Deus, iguais em glória e majestade eterna.
7. Qual o Pai, tal o Filho, tal o Espírito Santo.
8. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado.
9. O Pai é incomensurável, o Filho é incomensurável, o Espírito Santo é incomensurável.
10. O Pai é eterno, O Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.
11. Contudo, não são três Eternos, mas um único Eterno.
12. Do mesmo modo, não três Incriados, nem três Incomensuráveis, mas um único Incriado e um único incomensurável.
13. Da mesma maneira, o Pai é todo-poderoso, o Filho é todo-poderoso, o Espírito Santo é todo-poderoso;
14. contudo, não são três Todo-poderosos, mas um único Todo-poderoso.
15. Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus;
16. todavia, não são três Deuses, mas um único Deus.
17. Deste modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor;
18. entretanto, não são três Senhores, mas um único Senhor.
19. Visto que, segundo a verdade cristã, nos importa confessar cada pessoa por sua vez como sendo Deus e Senhor, é-nos proibido pela fé cristã* dizer que há três Deus e três Senhores.
20. O Pai por ninguém foi feito, nem criado, nem gerado.
21. O Filho provém apenas do Pai, não foi feito, nem criado, mas gerado.
22. O Espírito Santo não foi feito,nem criado, nem gerado pelo Pai pelo Filho, mas deles procede.
23. Logo, é um único Pai, não são três Pais; um único Filho, não três Filhos; um único Espírito Santo, não três Espíritos Santos.
24. E nesta Trindade nenhuma pessoa é anterior ou posterior, nenhuma maior ou menor.
25. mas todas as três pessoas são coeterna e iguais entre si; de modo que, como foi dito, em tudo seja honrada a Trindade na Unidade e a Unidade na Trindade.
26. Portanto, quem quiser ser salvo, deverá pensar assim da Trindade.
27. Entretanto, é necessário para a salvação eterna crer também fielmente na humanação de nosso Senhor Jesus Cristo.
28. Esta é, portanto, a fé verdadeira: crermos e confessarmos que nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, é Deus e Homem.
29. É Deus da substância do Pai, gerado antes dos tempos, e Homem da substância de sua mãe, nascido no tempo;
30. Deus perfeito e Homem perfeito, subsistindo em alma racional e carne humana.
31. Igual ao Pai segundo a divindade e menor do que o Pai segundo a sua humanidade.
32. Ainda que é Deus e Homem, nem por isso são dois, mas um único Cristo.
33. Um só, não pela transformação da divindade em humanidade, mas mediante a recepção da humanidade na divindade.
34. É, de fato, um só, não pela fusão das duas substâncias, mas por unidade de pessoa.
35. Pois, assim como corpo e alma racional constituem um único homem, Deus e homem é um único Cristo,
36. o qual padeceu pela nossa salvação, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos.
37. Subiu ao céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
38. E quando vier, todos os homens hão de ressuscitar com os seus corpos e dar contas de seus próprios atos,
39. e aqueles que fizeram o bem irão para a vida eterna, mas aqueles que fizeram o mal, para o fogo eterno.
40. Esta é a verdadeira fé cristã*. Aquele que não crer com firmeza e fidelidade, não poderá ser salvo.
* Cristã: o texto antigo diz “católica”, que significa toda a Igreja que confessa a totalidade da doutrina cristã.
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