01/05/2013

Festa de São Filipe e São Tiago, Apóstolos – 1º de maio

“O Santos Apóstolos São Tiago e São Filipe, com episódios de suas vidas” (c. 1399), de Spinello Aretino (c. 1350 – c. 1410)
Cor litúrgica: Vermelha

LEITURAS:

Antigo Testamento: Isaías 30.18-21
Salmo: Salmo 36.5-12 (antífona v. 8)
Epístola: Efésios 2.19-22
Santo Evangelho: São João 14.1-14

Filipe nasceu em Betsaida, a mesma vila de pescadores nas margens da Galiléia de onde vieram Pedro e André. Ele foi um dos primeiros discípulos a seguir Jesus e trouxe Natanael (às vezes identificado com Bartolomeu) ao Senhor (São João 1.43-51). Além do registro de seu chamado, da história de Natanael e da menção junto com os outros Apóstolos, os únicos outros incidentes de sua vida registrados nos Evangelhos são a ocasião em que alguns gregos vieram a ele solicitando ajuda para terem uma conversa com Jesus (São João 12.20-22) e o momento em que Jesus perguntou a Filipe como eles seriam capazes de alimentar as multidões (São João 6.5-7).
Segundo a tradição, depois do Pentecostes Filipe foi primeiro para a Cítia para pregar o Evangelho, onde foi notavelmente bem-sucedido e depois para a Frígia, onde permaneceu até sua morte. Diz-se que encontrou a morte na cidade de Hierápolis na Frígia (na atual Turquia) por crucificação e apedrejamento, de acordo com alguns relatos.
Tiago, filho de Alfeu é geralmente chamado de Tiago “o Menor”, para distingui-lo de São Tiago “o Maior” (irmão de São João) e de Tiago de Jerusalém (irmão do Senhor). A única menção de Tiago na Bíblia, além de seu nome nas listas apostólicas, é a afirmação de que sua mãe Maria foi uma das presentes na crucificação (São Mateus 27.55 e São Marcos 15.40), o que também nos diz que ele tinha um irmão chamado José ou a forma grega do nome (Joses).
O dia 1º de maio foi mantido como a festa de São Filipe e São Tiago desde 561, quando nessa data os supostos restos dos dois santos foram enterrados na igreja dos Santos Apóstolos, em Roma. Para neutralizar os efeitos da dedicação do 1º de maio para a classe trabalhadora, o Papa Pio XII instituiu em 1955 a festa de São José Operário em 1º de maio e trocou a festa de Felipe e Tiago para 11 de maio. O novo calendário romano comemora os dois apóstolos em 3 de maio. Luteranos e anglicanos têm mantido a data tradicional. – traduzido e adaptado de: The New Book of Festivals and Commemorations - Rev. Philip H. Pfatteicher.

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, o teu Filho se revelou a Filipe e Tiago e deu-lhes o conhecimento da vida eterna. Concedei-nos reconhecer perfeitamente o teu Filho, Jesus Cristo, como o caminho, a verdade e a vida, e firmemente andar no caminho que conduz à vida eterna; mediante o mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário