24/05/2013

Comemoração de Ester - 24 de maio

"Ester diante de Assuero" (1630), de Giovanni Andrea Sirani (1610-1670)

Nesta Oitava de Pentecostes comemoramos Ester, com alegria pelos constantes livramentos do Senhor.

Ester é a heroína do livro bíblico que leva seu nome. Seu nome hebraico era Hadassa, que significa “mirta”. Sua beleza, charme e coragem lhe foram úteis como rainha do rei Assuero. Nesse papel, ela conseguiu salvar o seu povo do extermínio em massa que Haman, principal conselheiro do rei, tinha planejado (2.19 - 4.17). Os esforços de Ester para descobrir a trama resultaram no enforcamento de Hamã na mesma forca que ele havia construído para Mordecai, seu tio e tutor. Então o rei nomeou Mordecai ministro de estado no lugar de Hamã. Esta história é um exemplo de como Deus intervém em favor de seu povo para livrá-los do mal, assim como através de Ester ele preservou o povo do Antigo Testamento, por meio do qual o Messias viria.
Ainda que não mencione o nome do Senhor (YHWH), o livro de Estar está incluso no cânon das Escrituras pois mostra a proteção providencial de Deus de seu povo, assim como também mostra como Ele preservou a linhagem do Messias.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, que agraciaste tua serva Rainha Ester, não apenas com beleza e elegância, mas também com fé e sabedoria. Concede-nos, também, pode usar as qualidades que generosamente nos concedeste para a glória do teu poderoso nome e para o bem do teu povo, para que através da tua obra em nós, possamos ser protetores dos oprimidos e defensores dos fracos, preservando a nossa fé no grande Sumo Sacerdote que intercede em nosso favor, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário