19/08/2013

Comemoração de Bernardo de Claraval, Escritor de Hinos e Teólogo – 19 de agosto

“São Bernardo de Claraval escrevendo”, Philippe Quantin (c. 1600-1636)
Um líder na Europa cristã da primeira metade do século XI, Bernardo é honrado em sua terra natal, a França, e em todo o mundo. Nascido em uma família nobre na Borgonha em 1090, Bernardo deixou a riqueza de sua herança e entrou no mosteiro de Cister com a idade de 22 anos. Após dois anos, foi enviado para iniciar uma nova casa monástica em Claraval, onde sua obra foi abençoada de várias maneiras. O mosteiro de Claraval cresceu em missão e serviço, estabelecendo, finalmente, cerca de 68 outros mosteiros. Bernardo é lembrado por sua caridade e habilidades políticas, mas especialmente por sua pregação e composição de hinos. Os textos dos hinos “Jesus, o Rei admirável” (Jesu, rex admirabilis) e “Ó fronte ensanguentada” (Salve caput cruentatum) são parte da herança da fé deixada por São Bernardo.
Em 1153, participando de uma missão em Lorena, adoeceu. Percebendo a gravidade do seu estado, pediu para ser conduzido para o seu Mosteiro de Claraval, onde pouco tempo depois morreu, no dia 20 de agosto do mesmo ano.

LEITURAS:

† Salmo 139.1-12 ou 19.7-11
† Eclesiástico 39.1-10
† São João 15.7-11

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, inflamado com o fogo do teu amor, teu servo Bernardo de Claraval tornou-se uma ardente e brilhante luz em tua Igreja. Por tua misericórdia, concede que também sejamos inflamados com o espírito de amor e disciplina e andemos sempre na tua presença como filhos da luz; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House, 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário