04/08/2013

À vista de Jerusalém, Jesus chorou sobre ela


Quando o nosso Senhor e Salvador se aproximou de Jerusalém, ao vê-la, chorou sobre ela: “Se neste dia tivesses conhecido, tu também, o que te pode trazer a paz! Mas isso ficou oculto aos teus olhos. Virão dias para ti em que os teus inimigos te hão de cercar de trincheiras”… Talvez alguém diga: “O sentido destas palavras é claro; de fato, elas realizaram-se em relação a Jerusalém; a armada romana sitiou-a e devastou-a até ao extermínio, e tempos virão em que não ficará pedra sobre pedra”.
Não o nego, Jerusalém foi destruída por causa da sua cegueira, mas coloco a questão: não se referem essas lágrimas à Jerusalém em nós? Porque nós somos a Jerusalém sobre a qual Jesus chorou, nós que imaginamos ter um olhar tão penetrante. Se, uma vez instruídos nos mistérios da verdade, após ter recebido a palavra do Evangelho e os ensinamentos da Igreja…, um de nós peca, ele provocará lamentações e lágrimas...
As lágrimas são vertidas sobre a nossa Jerusalém porque, devido aos nossos pecados, “os inimigos vão rodeá-la”, quer dizer, as forças adversas, os espíritos do mal. Eles colocarão trincheiras ao seu redor; sitiá-la-ão, e “não deixarão pedra sobre pedra” … Eis pois a Jerusalém sobre a qual as lágrimas são derramadas.

-- Orígenes de Alexandria (c. 185-253), pastor e teólogo (Homilia 38 sobre Lucas, p. 13, 1896-1898)

Nenhum comentário:

Postar um comentário