27/08/2013

Não é possível que pereça o filho de tantas lágrimas

"A Oração de Santa Mônica" Herbert Gustave Schmalz (1856–1935)

 Agostinho, sobre as lágrimas de sua mãe Mônica pela sua conversão:

"Mas como, depois de assim falar, minha mãe [Mônica] não se aquietasse, instando com maiores rogos e mais abundantes lágrimas a que me visitasse, para discutir comigo sobre o tal assunto [a doutrina maniqueísta que seduzia Agostinho], o bispo, cansado já de sua insistência, lhe disse: "Vai-te em paz, mulher, e continua a viver assim, que não é possível que pereça o filho de tantas lágrimas" – palavras que ela recebeu como vindas do céu, segundo me recordava muitas vezes em seus colóquios comigo." (Santo Agostinho, Confissões, Livro III, 21)

Fonte: Santo AGOSTINHO. Confissões. Trad.: Frederico Ozanam Pessoa de Barros. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário