28/08/2013

Amor e confiança


Ter um deus não é chamá-lo de deus exteriormente com a boca ou adorá-lo de joelhos e com gestos, mas confiar nele de coração e dele esperar todo bem, graça e estima, seja em obras ou sofrimentos, no viver ou morrer, em tristeza ou alegria.
Essa fé, fidelidade e confiança do fundo do coração, é verdadeiro cumprimento do primeiro mandamento. Sem ela não há obra alguma que possa cumpri-lo. É o primeiríssimo, supremo e melhor mandamento, do qual emanam todos os outros, nele se realizando e sendo julgados e medidos segundo ele.
Por isso Santo Agostinho afirma corretamente que as obras do primeiro mandamento são fé, esperança e amor. Tal confiança e fé trazem consigo amor e esperança.
Sim, o amor é o primeiro ou ao menos simultâneo com a fé. Não poderia confiar cm Deus sem supor que ele quer ser favorável e benigno para comigo, pelo que eu, em retorno, lhe quero bem e sou levado a confiar nele de coração e dele esperar tudo de bom.

-- Bem-aventurado Martinho Lutero, Das Boas Obras (Rieth, Ricardo Willy. Martim Lutero, discípulo, testemunha, reformador: meditações. São Leopoldo: Sinodal, 2007, p. 56)

Nenhum comentário:

Postar um comentário