19/08/2013

Bernardo de Claraval: Confesso que não sou digno de mim mesmo

“São Bernardo de Claraval” (séc. XVII), segundo Philippe de Champaigne (1602–1674)
Hoje comemoramos e damos graças a Deus por seu servo fiel, Bernardo de Claraval [1090-1153]. Bernardo tem sido sempre meu pai da igreja medieval predileto, e ao que parece, estou em boa companhia, uma vez que dele é falado muito bem por muitos de nossos próprios pais luteranos. Ele é citado positivamente pelo menos cinco vezes no Livro de Concórdia, e é também freqüentemente citado positivamente pelo Doutor Lutero. Talvez ele seja mais conhecido como o autor de vários hinos famosos: Ó Jesus, Rei Admirável e Ó Fronte Ensanguentada. Ele tinha uma expressão vigorosa e um profundo amor por Cristo manifesto numa piedade ardente e vivificante que tocou muitas pessoas em vida e inúmeros outras após.

Na segunda edição do jornal do Dr. C. F. W. Walther, Der Lutheraner, ele imprimiu este pequeno artigo sobre Bernardo:

“São Bernardo, o célebre abade de Claraval, que morreu em 1153, é um exemplo notável de como o mais piedoso e o melhor daqueles que estão no papado, quando lhes sobrevieram grandes provações, rejeitaram toda a confiança em sua própria santidade humana, em suas próprias obras e serviços, e a intercessão dos santos no céu, e obtiveram conforto exclusivamente em toda a suficiente obra de Jesus Cristo para sua salvação. Mesmo que em sua vida Bernardo tivesse perseguido mais estritamente a santidade e atribuído tão alto valor para à sua posição como um monge, que ele considerava como se fosse outro batismo (Apolog. Ad Builielm. Abb.), ele confessou, no entanto, quando subitamente clamou por sua salvação por causa de um prova severa: "Confesso que não sou digno de mim mesmo nem posso receber o céu através de minha própria obra. Mas o meu Senhor Jesus Cristo tem um duplo direito pelo céu. Primeiro porque ele é, por natureza, seu herdeiro, e em seguida, porque ele o conquistou através de seu sofrimento meritório. Esse primeiro direito ele tem por si próprio, o segundo ele dá a mim. Através deste dom, o céu é meu por direito, então, eu não estou perdido."”

-- Rev. Paul T. McCain, Pastor, Editor e Diretor Executivo do Departamento Editorial da Concordia Publishing House. (cyberbrethren.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário