03/08/2013

Santas miróforas: apóstolas dos apóstolos

“As Santas Mulheres no túmulo de Cristo” (c.1597-8), Annibale Carracci (1560-1609)
Hoje nosso Sínodo comemora as Santas Joana, Maria e Salomé, as portadoras de mirra (miróforas), mulheres incumbidas de ungir o corpo com óleos aromáticos para abrandar o cheiro da corrupção corporal trazidos pela morte.

O “Segundo Martinho”, o bem-aventurado Martin Chemnitz (1522-1586), assim escreveu sobre elas:
“Deus as exalta, revelando a elas a ressurreição de seu Filho, que é um magnífico artigo de nossa fé. Na verdade, Ele até as envia aos apóstolos para compartilhar a mensagem da ressurreição de Cristo com eles, de modo que elas se tornam ‘apóstolas dos apóstolos’, no dizer dos antigos pais”.
-- Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House, 2008), p. 588.

Oremos:
Poderoso Deus, cujo Filho crucificado e sepultado não permaneceu na sepultura. Concede contentamento em nossos afazeres para servirmos com fidelidade como fizeram Joana, Maria e Salomé, oferecendo a ti o doce perfume de nosso grato coração, a fim de que também possamos ver a glória da tua ressurreição e proclamar com afã e fervor as Boas Novas operada em nós através de nosso Senhor Jesus Cristo, que ressuscitou dos mortos e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. (Treasury of Daily Prayer. CPH, 2008, pág. 589)

Nenhum comentário:

Postar um comentário