12/11/2012

Comemoração de Christian James Broders, Pastor e Pioneiro da Igreja Luterana no Brasil


Christian James Broders nasceu em 22 de novembro de 1867 em New Orleans, Louisiana e morreu em 27 de novembro de 1932 em St. Louis, Missouri (EUA). Foi casado com Mathilda Schaeperkoetter Broders (1871 - 1950), da qual nasceu uma única filha, Leonora Broders (1896 – 1962). Estudou no Concordia Semimary em St. Louis, Missouri (EUA). Foi pastor em diversas congregações. Serviu também como capelão militar em 1898 em Cuba, durante a Guerra Hispano-Americana. No início de 1900 Broders partiu como missionário em direção ao Brasil.

A pedido do pastor Johann F. Brutschin, de Novo Hamburgo, RS, a Igreja Luterana - dos Estados Unidos enviou o Rev. Broders como pastor prospector (ou, perscrutador) para realizar sondagem visando o estabelecimento de possível trabalho missionário efetivo e sistemático, aos aglomerados populacionais de alemães, em especial aos desassistidos espiritualmente, no sul do Brasil. No dia 21 de março de 1900 Rev. Christian J. Broders chegou ao Brasil para colher informações sobre a situação religiosa e sobre as possibilidades de ser iniciada a missão nesta terra. No dia 12 de abril de 1900 o Rev. Broders proferiu a primeira homilia de nossa igreja no Brasil, em Estância Velha, RS.

Broders teve muitas decepções no início da pesquisa. Após relatar: "não posso recomendar o Rio Grande do Sul como campo missionário", Broders resolve regressar aos Estados Unidos, mas antes faz uma última investigação. Descobre que na região de Pelotas há luteranos necessitando de atendimento pastoral. Na localidade São Pedro ele encontra o sr. Gowert. Depois de longas conversas eles concluem que confessam as mesmas doutrinas e fundam primeira congregação luterana da IELB. O grupo formado por 17 famílias, todas de origem teuto-russas e pomeranos, se organizaram oficialmente no dia 1º de julho de 1900, na Colônia de São Pedro, interior de Pelotas. O nome desta primeira congregação, traduzido do alemão, era “Comunidade Evangélica Luterana São João da Colônia São Pedro, 8o Distrito de Pelotas – RS."

Ocasião em que o templo da Comunidade Evangélica Luterana São João, de Colônia São Pedro, em Morro Redondo, RS, foi reinaugurado com culto especial no domingo, 29/05/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário