08/11/2012

Comemoração de Johann von Staupitz, Confessor de Lutero


Johann von Staupitz (c. 1469-1524), vigário-geral da Ordem dos Agostinianos na Alemanha e amigo de Martinho Lutero, nasceu na Saxônia. Estudou nas universidades de Leipzig e Colônia, trabalhando nesta última. Em 1503 foi chamado por Frederico, o Sábio para servir como reitor da faculdade de teologia da recém-fundada Universidade de Wittenberg. Lá, ele encorajou Lutero a obter um doutorado em teologia e o nomeou como seu sucessor para professor de Bíblia. Durante as primeiras lutas de Lutero para compreender a graça de Deus, foi Staupitz quem o aconselhou a se concentrar em Cristo, e não em si mesmo.
Staupitz notabilizou-se por encorajar Lutero. Quando Martinho lhe disse que seus pecados eram grandes demais, Staupitz respondeu: “Cristo é o perdão de todos os pecados. Ele é um salvador real. Deus enviou o seu próprio Filho e o entregou por todos nós”. Lutero disse mais tarde que se não fosse Staupitz ao seu lado, ele teria se entregado ao desespero.
O “versículo lema” de Staupitz era o Salmo “Sou teu, salva-me” (Sl 119.94), um texto que ele compartilhava com Lutero quando o jovem monge estava aflito pela graça de Deus.

2 comentários:

  1. "― Senhor — disse Pedro —, se és tu, manda‑me ir ao teu encontro sobre as águas. ― Venha — ele respondeu. Então, Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi em direção a Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: ― Senhor, salva‑me!"
    No despero, Deus, ao ouvir o clamor verdadeiro, estende a mão para o desesperado. Assim foi com Martinho Lutero. Louvado seja Deus!

    ResponderExcluir