25/11/2012

Último Domingo do Ano Eclesiástico (Próprio 29) - 25 de novembro de 2012


Leituras:
† Salmo 93
† Isaías 51.4-6 ou Daniel 7.9-10,13-14
† Judas 20-25 ou Apocalipse 1.4b-8
† Marcos 13.24-37 ou João 18.33-37

"Deus e a Escritura de Deus são duas coisas diferentes, não menos do que são duas coisas o Criador e a criatura de Deus. Ninguém duvida que há muitas coisas abscônditas em Deus, coisas que ignoramos, como ele mesmo diz no tocante ao último dia: 'A respeito daquele dia ninguém sabe senão o Pai' [Mc 13.32]. E Atos 1.7: 'Não vos compete conhecer os tempos e momentos'. E mais uma vez: 'Eu conheço os que escolhi' [Jo 13.18]. E Paulo: 'O Senhor conhece os que lhe pertencem' [2 Tm 2.19], e passagens semelhantes." (Lutero em "Da Vontade Cativa", Obras Selecionadas, IV, pág. 23)

Contexto litúrgico:
O Último Domingo do Ano da Igreja é chamada de “O Domingo do Cumprimento”. Ele foca no fato indubitável de que Cristo, no Último Dia, cumprirá todas as suas promessas e completará a sua obra de redenção. Isaías 51 chama nossa atenção para a justiça do Senhor que se aproxima. Os gentios das ilhas aguardam ansiosamente o cumprimento de sua justiça quando ele retornar (51.5). Apesar do fato de que “os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão como mosquitos”, os servos que trabalham, fazendo a vontade de seu mestre, não precisam ter medo, pois sua “salvação durará para sempre, e a [sua] justiça não será anulada” (51.6). Os versos de S. Judas nos encorajam a lembrar que nossa salvação é certa porque Deus é capaz de nos guardar de tropeços (v. 24). Assim, nós também temos misericórdia dos que têm dúvida e procuramos arrebatá-las do fogo (vv. 22-23). -- Rev. Juan D. Palm, pastor, Concordia Lutheran Church, Oak Harbor, Washington, EUA (Concordia Pulpit Resources, Volume 22, Part 4, Series B, September 9–November 25, 2012)

Coleta:
Senhor Jesus Cristo, governa nossos corações e mentes de tal maneira pelo teu Espírito Santo a fim de que, mesmo conscientes do teu glorioso retorno, perseveremos na fé e em santidade de vida; pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário