19/11/2012

Comemoração de Isabel da Hungria

"A caridade de Santa Isabel da Hungria" (1895), de Edmund Leighton (1853–1922)
Isabel (ou Elizabeth) da Hungria era filha do rei André II, da Hungria, e da rainha Gertrudes, de Merano, atual território da Itália. Nasceu em Pressburg (Hungria) no ano de 1207. Dada em um casamento político arranjado, aos 14 anos se tornou esposa de Luís, príncipe da Turíngia, atual Alemanha.

Ela tinha um espírito de generosidade e caridade cristã. A casa que ela estabeleceu para o marido e os três filhos no Castelo de Wartburg em Eisenach era conhecido pela hospitalidade e amor da família.

Isabel muitas vezes supervisionou o cuidado dos doentes e necessitados, até mesmo dando sua cama para um leproso certa vez. Viúva aos 20 anos, ela deixou provisões para seus filhos e levou uma vida austera como freira da Ordem de São Francisco. Sua abnegação a levou a problemas de saúde e a morte precoce em 1231 com a idade de 24 anos. Lembrada por seu jeito abnegado, Isabel é comemorada através dos muitos hospitais em todo o mundo que levam seu nome.

Leituras 
† Salmo 146.4-9 ou 112.1-9
† Tobias 12.6 b-9
† Mateus 25.31-40 ou Lucas 12.32-34

Coleta
Todo-poderoso Deus, por cuja graça tua serva Isabel da Hungria reconheceu e honrou Jesus nos pobres deste mundo, concedei-nos, que seguindo o seu exemplo, possamos com amor e alegria servir aqueles em qualquer necessidade ou problemas, em nome e por amor de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (pág. 929, Concórdia Publishing House) e Cyberbrethren.

Nenhum comentário:

Postar um comentário