30/11/2012

Preparativos do Advento


O período do Advento está quase aí. Logo a coroa de Advento aparecerá e será acesa antes dos cultos. Em nossa liturgia, o hino de louvor, o "Gloria in Excelsis", cairá em silêncio. O solene Prefácio do Advento com sua memória do Batista irá apregoar: "...chamou pecadores ao arrependimento para que eles pudessem escapar da ira a ser revelada quando ele vier novamente em glória”. Nossa coleta de pós-comunhão (luteranos tendem a tê-la como um não-próprio) mudará para “Ó Deus Pai, fonte e começo de todo bem, que em benignidade enviaste teu Filho Unigênito na carne, nós te damos graças porque através dele nos deste o perdão e a paz neste Sacramento, e pedimos que não deixe teus filhos, mas sempre governe nossos corações e mentes pelo Teu Espírito Santo, para que possamos estar constantemente aptos para te servir, mediante Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre”. Em vez do verde “comum”, azul ou roxo irá ornamentar nossos altares. Tudo isso nos lembra de que estamos entrando em um período de penitência, um tempo de jejum, oração e esmola.

PENITÊNCIA:
Como necessitamos do Advento! A coleta para o Primeiro Domingo nos mostra o porquê: “para que sejamos libertados dos nossos pecados, que ameaçam nos separar de ti, e salvos por tua poderosa libertação”. Precisamos de Advento, porque não pensamos que os nossos pecados SÃO ameaçadores ou perigosos. Como estamos errados! Advento é a época em que não apenas nos preparamos para acolher o Salvador em sua encarnação, mas quando nos preparamos para acolher o juiz que irá retornar em nuvens de luz, para quem todos os desejos são conhecidos e de quem não há segredos escondidos. A única maneira de encontrá-lo é em penitência e fé, e no Advento a Igreja procura nos preparar para isso.

JEJUM:

Historicamente, os cristãos ocidentais observavam o jejum do Advento, restringindo-se a uma única refeição (não antes de meio-dia) e uma pequena refeição na noite de cada quarta e sexta-feira, exceto que nas sextas-feiras também se abstinham de carnes e derivados. Além disso, nas Quatro Têmporas (Quatuor Tempora) durante o Advento é tradição não só jejuar como também abster-se. Finalmente, a Vigília de Natal, dia 24, também foi mantida com jejum e abstinência.

Como luteranos, estamos, é claro, livres para observar estes dias tradicionais pelo bem da disciplina da nossa carne (embora no espírito de São Paulo e da Augustana possamos dispensar a distinção de carnes, mas observar em seu lugar uma maneira simplificada de comer).

ESMOLA:

O lado benéfico de ficar sem refeições é que economiza dinheiro que pode ser dado aos pobres. Em certo sentido, nós nos unimos em solidariedade com os famintos deste mundo quando jejuamos. Estamos com eles. Você pode pensar que economizar 10 dólares nas quartas e sextas-feiras não faz diferença - mas faz! Há muitos lugares para os quais você pode direcionar esses fundos. A LCMS World Relief é sempre uma causa nobre para destiná-los, se nada mais se apresenta [no Brasil pode ser destinado para alguma das entidades da AESI - Associação das Entidades de Serviço da IELB].

ORAÇÃO:

Advento é uma boa ocasião para empurrar de volta contra os horários apertados e loucos que o mundo nos impõem neste momento. Se você estiver usando o “Treasury of Daily Prayer” [no Brasil temos os devocionários “Castelo Forte” e “5 Minutos com Jesus”], pode ser um grande momento para acrescentar uma ou duas devoções à sua oração diária. Acima de tudo, não negligencie os cultos extras oferecidos nestes dias. Em nossa paróquia, na noite de quarta-feira, nos encontramos para cantar um hino e depois cantamos juntos a “Oração da Noite”. A paz e a alegria desta liturgia leva o autêntico coração do que a Igreja nos convida para entrar, quando deixamos de lado os horários agitados de nossas vidas e encontramos na oferta de oração e louvor, do canto de hinos, da leitura das Escrituras e da pregação do Evangelho, o único refrigério que sacia a nossa sede espiritual. O Advento lembra-nos que qualquer outra tentativa de saciar essa sede está fadada ao fracasso.

Visto que o período de Advento começa de novo, vamos recebê-lo com alegria e tentar crescer através dele em nossa fé em Deus e em ardente caridade uns pelos outros!

Rev. William C. Weedon é diretor de Culto e capelão do Centro Internacional da Igreja Luterana – Sínodo Missouri.

Tradução e adaptação do post publicado originalmente em Weedon's Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário