23/11/2012

Jesus Cristo, o caminha da salvação


Da 1ª Carta de Clemente aos Coríntios:

Cap. 32. Portanto, todos foram glorificados e engrandecidos, não por eles mesmos, nem por suas obras, nem pela justiça dos atos que praticaram, e sim por vontade dele. Por conseguinte, nós que por sua vontade fomos chamados em Jesus Cristo, não somos justificados por nós mesmos, nem pela nossa sabedoria, piedade ou inteligência, nem pelas obras que realizamos com pureza de coração, e sim pela fé, é por ela que Deus Todo-poderoso justificou todos os homens desde as origens. A ele seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém.
Pintura de Lucas Cranach, de 1547, no retábulo (Altarstück) da Igreja de Santa Maria, em Wittenberg, onde Lutero pregava com freqüência. Para Lutero, Cristo é a chave para a Escritura, assim como o Evangelho é a chave para a igreja.

Cap. 36. Caríssimos, este é o caminho no qual encontramos a nossa salvação: Jesus Cristo, o sumo sacerdote de nossas ofertas, o protetor e o auxílio de nossa fraqueza. Por meio dele, fixamos nosso olhar nas alturas dos céus; por meio dele, contemplamos, como em espelho, sua face imaculada e incomparável; por meio dele, abriram-se os olhos do nosso coração; mediante ele, nossa mente obtusa e obscura refloresce para a luz; mediante ele, o Senhor quis fazer-nos experimentar o conhecimento imortal. "De fato, sendo ele, o resplendor de sua majestade, é tanto superior aos anjos quanto o nome que herdou é mais excelente." Assim está escrito: "Ele fez dos ventos mensageiros seus e de chama de fogo o seus servidores." Asim diz o Senhor a respeito do seu Filho: "Tu és o meu filho, eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações como tua herança, e teus serão os confins da terra." E lhe diz ainda: "Senta à minha direita, até que eu coloque os teus inimigos como estrado para teus pés [Sl 49.16-23]." Quais são os inimigos? São os malfeitores e aqueles que se opõem à sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário