11/11/2012

Comemoração de S. Martinho de Tours, Pastor



Nascido em uma família pagã na Hungria, antiga Panônia, por volta do ano 316 AD, Martinho cresceu na Lombardia (Itália). Seu pai era comandante do exército romano. Por curiosidade começou a frequentar uma Igreja cristã, ainda criança, sendo instruído na doutrina cristã, porém sem receber o batismo. Ao atingir a adolescência, para tê-lo mais à sua volta, seu pai o alistou na cavalaria do exército imperial. Mas se o intuito do pai era afastá-lo da Igreja, o resultado foi inverso, pois Martinho continuava praticando os ensinamentos cristãos.
Mas sentindo um chamado para uma vocação da igreja, Martinho deixou o exército e tornou-se um monge, afirmando ser um “soldado de Cristo”. Quando ficou vaga a diocese de Tours, no oeste da Gália (França), em 371, o povo aclamou-o, unanimemente, para ser o bispo. Martinho aceitou, apesar de resistir no início. Ele é lembrado por seu estilo de vida simples e sua determinação de compartilhar o Evangelho por toda a região rural da Gália. Martinho exerceu o bispado por vinte e cinco anos. Morreu, aos oitenta e um anos, na cidade de Candes, no dia 8 de novembro de 397. Sua festa é comemorada no dia 11, data em que foi sepultado na cidade de Tours, tornando-se o primeiro santo não-mártir a receber culto oficial da Igreja
Aliás, no dia de S. Martinho, em 1483, o filho de Hans e Margarette Lutero, com apenas um dia de idade, foi batizado e recebeu o nome de “Martinho” Lutero.

Fonte: Treasury of Daily Prayer, pág. 903, editado pela Concordia Publishing House.

Nenhum comentário:

Postar um comentário