02/11/2012

Comemoração dos Fiéis Defuntos


Também conhecido como Dia de Finados, esta comemoração está de mãos dadas com a lembrança de ontem: Dia de Todos os Santos.
Na igreja primitiva, festas de apóstolos e evangelistas foram logo celebradas, especialmente as de S. Pedro e S. Paulo, embora as de S. João e S. Tiago também fossem prediletas. Mais tarde os mártires e todos os outros santos eram comemorados em 1º de novembro (Dia de Todos os Santos) e os falecidos no purgatório em 2 de novembro (Dia de Finados; em 3 de novembro, se 2 de novembro caísse no domingo). Na Igreja Ortodoxa este dia festivo é observado no sábado antes do Pentecostes ou no último domingo do ano litúrgico. Na Igreja Morávia, a manhã de Páscoa é dedicada à memória daqueles que morreram durante o ano. Em 1816, na Igreja Evangélica da Prússia, o último domingo do ano eclesiástico foi reservado para a celebração dos mortos (Totenfest/Totensonntag) e, este dia ou 31 de dezembro, foi adotado por muitos luteranos. (Christian Cyclopedia, Concordia Publishing House)
Visto que a ideia não bíblica do purgatório foi erradicada da Igreja Luterana, nossos antepassados viram muita coisa boa neste dia reservado para lembrar aqueles que partiram na fé em Cristo e aguardam a ressurreição da carne (cf. Credo Apostólico). Damos graças a Deus por todos nossos entes queridos e todos aqueles que partiram e que de várias maneiras e em muitas circunstâncias, foram instrumentos de Deus na transmissão e fortalecimento de nossa fé. Por isso, são “bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” (Apocalipse 13.14)

Os próprios abaixo podem ser usados no dia do aniversário da morte de uma pessoa, para um culto em memória ou em outros momentos apropriados. Eles não devem substituir os próprios do domingo ou dias festivos. Congregações têm tradicionalmente observado a Comemoração dos Fiéis defuntos anualmente em 1º ou 2 de novembro, no último domingo do Ano da Igreja ou em 31 de dezembro. Em sua comemoração anual as congregações também podem ler os nomes daqueles que partiram no Senhor durante o ano que passou. (Lutheran Service Book, Agenda)

Cor litúrgica: Branca

Leituras:
Salmo 34.1-9 (antífona vers. 1)
Isaías 35.3-10
2 Pedro 3.8-14,18
João 5.24-29

Coleta:
Deus Todo-Poderoso, contigo estão todos os que adormeceram confiando em ti e nas tuas promessas em Cristo, pois agora descansam aliviados da carga do pecado. Agradecemos-te pela tua presença amorosa na vida de todos aqueles que perseveraram na fé até o fim e pedimos que permitas que os nossos caminhos e os daqueles que já partiram se encontrem na mansão que preparaste para os que confiam em teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e para sempre. Amém.
"O Dia dos Mortos", pintura de William-Adolphe Bouguereau (1859)

Nenhum comentário:

Postar um comentário