23/11/2012

Comemoração de Clemente de Roma, Pastor


Clemente (ca. 35-100 AD) é lembrado por ter estabelecido o modelo de autoridade apostólica que governou a Igreja cristã durante os séculos I e II. Viveu em Roma e foi contemporâneo de S. João Evangelista, S. Filipe e S. Paulo; de Filipe era um dos colaboradores e do último, um discípulo. Paulo até citou-o em seus escritos.
Clemente insistiu em manter Cristo no centro da adoração e evangelização da Igreja. Em uma carta aos cristãos de Corinto, ele enfatizou a centralidade da morte e ressurreição de Jesus: “Tenhamos os olhos fixos no sangue de Cristo, e compreendamos como é precioso ao seu Pai. Derramado pela nossa salvação, trouxe ao mundo a graça do arrependimento” (1 Clemente 7.4). Clemente demonstrou um firme amor de Cristo pelo povo redimido de Deus, servindo como inspiração para as futuras gerações continuarem a construir a Igreja sobre o fundamento dos profetas e apóstolos, com Cristo como uma e única pedra angular.
Clemente foi martirizado sob o imperador Trajano, que, mandou jogá-lo no mar Negro com uma âncora amarrada no pescoço.

Coleta
Todo-poderoso Deus, teu servo Clemente de Roma, chamou a Igreja de Corinto ao arrependimento e à fé para uni-los no amor cristão. Fazei com que tua igreja possa estar ancorada na tua verdade, pela presença do Espírito Santo e mantenha irrepreensível em seu serviço até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (pág. 944, Concórdia Publishing House)

Um comentário:

  1. Olá Pessoal, tudo bem.
    A mais de vinte anos venho pesquisando a origem dos tijolos antigos do Estado de São Paulo. Tenho visto muitos tijolos gravados com desenhos de âncoras, sei que muitos oleiros portugueses, devido sua ligação com o mar, costumavam gravar âncoras em muitos objetos e agora talvez eu tenha uma nova luz quanto a finalidade do desenho de uma âncora em tijolos antigos...Grato. www.museudotijoloantigo.blogspot.com

    ResponderExcluir