07/04/2014

Comemoração de Lucas Cranach e Albrecht Dürer, Artistas - 6 de abril

O Domingo que passou (Quinto na Quaresma) foi também a Comemoração de Lucas Cranach e Albrecht Dürer, quando nossos olhos e ouvidos se voltaram para aquele que é a Ressurreição e a Vida e que fez ressurgir a Lázaro. Mas, lembramo-nos também e damos graças a Deus pelo testemunho destes dois homens, bem como de todos os artistas, do passado e do presente, que nos abençoam com suas obras, apresentando-nos a fé de tantas formas maravilhosas.

Retrato de Lucas Cranach, o Velho aos 77 anos (1550), pelo filho Lucas Cranach, o Jovem (1515-1586)
Auto-retrato aos 26 anos (1498) de Albrecht Dürer (1471-1528)

Lucas Cranach (1472-1557), um amigo próximo de Martinho Lutero, foi um célebre pintor de retratos e retábulos e um produtor de xilogravuras com temática religiosa. Albrecht Dürer (1471-1528), natural de Nuernberg, Alemanha, foi um dos artistas mais eruditos do Renascimento e também um ardente admirador de Martinho Lutero. Suas pinturas e xilogravuras incluem exemplos do esplendor da criação e retratos qualificados de narrativas bíblicas. Ambos, Cranach e Dürer, são lembrados e homenageados pela grandeza de suas obras de arte que retratam a glória e a majestade, a graça e a misericórdia do Deus triúno.

ORAMOS:

† Pelos artistas;
† Por renovada apreciação da beleza como um atributo de Deus;
† Pela valorização das artes e imagens em nossas igrejas luteranas;
† Por alegria no mundo natural, a boa criação de Deus;
† Por uma mente receptiva para descobrir a beleza da criação;
† Pela apreciação da arte;
† Pelo uso da arte na narração da história de Deus.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, a quem os santos e anjos se deleitam em adorar no céu: seja sempre presente com os teus servos que buscam, através da arte e da música, aperfeiçoar os louvores oferecidos pelo teu povo na terra. Conceder a eles, mesmo agora, vislumbres da beleza da tua santidade, tornando-os dignos finalmente de vê-la revelada para todo o sempre; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor. Amém.

Nota comemorativa do Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1289-90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário