17/04/2014

Evangelho do Dia - Quinta-feira Santa

“A Última Ceia” (c. 1652), Philippe de Champaigne (1602-1674)
Evangelho segundo S. João 12.1-23

17 No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa?
 18 E ele lhes respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos.
 19 E eles fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa.
 20 Chegada a tarde, pôs-se ele à mesa com os doze discípulos.
 21 E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá.
 22 E eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor?
 23 E ele respondeu: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá.
 24 O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!
 25 Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso, sou eu, Mestre? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste.
 26 Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.
 27 A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos;
 28 porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.
 29 E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai.
 30 E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário