14/04/2014

Segunda-feira na Semana Santa – 14 de abril de 2014

A Ceia em Betânia, Jesus Cristo é ungido por Maria Madalena; Mestre François; c. 1475-80; manuscrito MMW 10 A 11, livro 1,13 (Museum Meermanno Westreenianum, Koninklijke Bibliotheek, The Hague)
Cor litúrgica: Escarlate ou Roxo

INTROITO:
Salmo 31.10-11, 13-15; antífona Salmo 31.9

Compadece-te de mim, SENHOR, porque me sinto atribulado; de tristeza os meus olhos se consomem, e a minha alma e o meu corpo.
Gasta-se a minha vida na tristeza, e os meus anos, em gemidos; debilita-se a minha força, por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem.
Tornei-me opróbrio para todos os meus adversários, espanto para os meus vizinhos e horror para os meus conhecidos; os que me vêem na rua fogem de mim.
Pois tenho ouvido a murmuração de muitos, terror por todos os lados; conspirando contra mim, tramam tirar-me a vida.
Quanto a mim, confio em ti, SENHOR. Eu disse: tu és o meu Deus.
Nas tuas mãos, estão os meus dias; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos meus perseguidores.
Compadece-te de mim, SENHOR, porque me sinto atribulado; de tristeza os meus olhos se consomem, e a minha alma e o meu corpo.

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Isaías 50.5-10
† Salmo: Salmo 36.5-10  (antífona v. 9)
† Epístola: Hebreus 9.11-15
† Santo Evangelho: S. Mateus 26.1-27.66 ou S. João 12.1-23

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, concede que, em meio a todas as nossas falhas e deficiências, possamos ser restaurados pelo sofrimento e intercessão de teu unigênito Filho, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário