02/03/2018

Tempo Quaresmal e os Catecismos de Lutero: PAI NOSSO: INTRODUÇÃO (14/40)



      02/03/2018: PAI NOSSO

Pai nosso, que estás nos céus.
Santificado seja o teu nome.
Venha o teu reino.
Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação.
Mas livra-nos do mal.

Pois teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

CATECISMO MAIOR:
Ouvimos agora o que deve fazer e crer, em que consiste a melhor e mais feliz vida. Segue-se a terceira parte: como se deve orar. Pois, visto nossa situação ser tal, que ninguém pode cumprir os mandamentos perfeitamente, ainda que haja começado a crer, e visto o diabo, juntamente com o mundo e a nossa própria carne, a isso se opor com toda a força, nada é mais necessário do que viver continuamente nos ouvidos de Deus, clamando e pedindo que nos dê, preserve e multiplique a fé e o cumprimento dos Dez Mandamentos, e remova tudo o que está em nosso caminho e nos impede. Mas, a fim de que soubéssemos como orar, o próprio Cristo, Senhor nosso, nos ensinou a maneira e as palavras.

O mais necessário por certo é exortar e estimular os homens que orem, conforme o fizeram também Cristo e os apóstolos. E cumpre saibamos, em primeiro lugar, como, por causa do mandamento de Deus, temos o dever de orar. Com efeito, eis o que vimos no segundo mandamento: “Não tomarás o nome de Deus em vão.” Aqui se exige que louvemos o seu Santo nome, o invoquemos em todas as necessidades, ou oremos. Pois, invocar outra coisa não é que orar.

Lutero, Martinho. Os Catecismos. Tradução e notas de Arnaldo Schuler. Porto Alegre, São Leopoldo: Concórdia Editora e Editora Sinodal, 1983.  















Nenhum comentário:

Postar um comentário