12/03/2018

Tempo Quaresmal e os Catecismos de Lutero: O SACRAMENTO DO SANTO BATISMO I (22/40)

















12/03/2018: O SACRAMENTO DO SANTO BATISMO
CATECISMO MENOR:
PRIMEIRO
Que é o batismo?
            O batismo não é apenas água simples, mas é a água compreendida no mandamento divino e ligada à palavra de Deus.

Qual é esta palavra de Deus?
            É a que nosso Senhor Jesus Cristo diz no último capítulo de Mateus: "Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."

SEGUNDO
Que dá ou aproveita o batismo?
            Opera a remissão dos pecados, livra da morte e do diabo, e dá a salvação eterna a quantos crêem, conforme dizem as palavras e promessas de Deus.
Quais são estas palavras e promessas de Deus?
            São as que nosso Senhor Jesus Cristo diz no último capítulo de Marcos: "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado."

TERCEIRO
Como pode a água fazer coisas tão grandes?
            A água, em verdade, não as faz, mas a palavra de Deus que está unida à água e a fé que confia nesta palavra de Deus unida com a água. Pois sem a palavra de Deus, a água é simples água e não batismo. Mas com a palavra de Deus a água é batismo, isto é, água de vida, cheia de graça e um lavar de renascimento no Espírito Santo, como diz Paulo na carta a Tito, no capítulo terceiro: "(Deus) nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. Fiel é esta palavra."

QUARTO
Que significa este batizar com água?
            Significa que o velho homem em nós, por contrição e arrependimento diários, deve ser afogado e morrer com todos os pecados e maus desejos e, por sua vez, sair e ressurgir diariamente novo homem, que viva em justiça e pureza diante de Deus eternamente.
Onde está escrito isto?
            Paulo diz em Romanos, capítulo sexto: "Fomos sepultados com Cristo na morte, pelo batismo; para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida."


CATECISMO MAIOR:
Terminamos agora a exposição das três partes mais importantes da doutrina cristã comum (Dez mandamentos, Credo e Pai Nosso). Além dessas, ainda importa falar dos nossos dois sacramentos, instituídos por Cristo.

Em primeiro lugar trataremos do batismo, pelo qual de início somos recebidos na cristandade. Para que seja compreendido bem, vamos discuti-lo ordenadamente, cingindo-nos ao que é necessário saber.

Em primeiro lugar, é preciso que se conheçam bem, antes de tudo, as palavras em que está fundamentado o batismo e com as quais se relaciona tudo quanto se há de dizer sobre ele, a saber, onde Cristo o Senhor diz, no último capítulo de Mateus “Ide por todo mundo, ensinai todos os gentios e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”

Nestas palavras deves notar em primeiro lugar que aqui temos o mandamento e a instituição de Deus. Não se duvidará, pois, que o batismo é coisa divina, que não excogitada e inventada por homens. (...) o batismo não é brincadeira de homens, senão que é instituído pelo próprio Deus. (P.475, 2-6)



Lutero, Martinho. Os Catecismos. Tradução e notas de Arnaldo Schuler. Porto Alegre, São Leopoldo: Concórdia Editora e Editora Sinodal, 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário