14/03/2018

Tempo Quaresmal e os Catecismos de Lutero: O SACRAMENTO DO SANTO BATISMO III (24/40)



14/03/2018: O SACRAMENTO DO SANTO BATISMO III
CATECISMO MENOR:
















CATECISMO MAIOR:
Que é o batismo? Não é simples água ordinária, mas água compreendida na palavra e mandamento de Deus e  por eles santificada. De modo que outra coisa não é senão água divina. Não que a água em si mesma seja mais nobre que outra água, mas porque se lhe acrescentam a palavra e o mandamento de Deus.

O batismo é coisa bem diversa de qualquer outra água, não por causa de sua essência natural, mas porque se adiciona aqui algo mais nobre. Pois o próprio Deus aqui empenha a sua honra e nela põe sua força e poder. Pois o próprio Deus aqui empenha a sua honra e nela põe sua força e poder. Por isso não é apenas água natural, porém água divina, celeste santa, bendita, e outros termos com que se possa louvá-la. Tudo em virtude da palavra, que é palavra divina, santa, que ninguém pode exaltar suficientemente, porque tem e pode tudo quanto é de Deus. (P. 476, 14 e 17)

Lutero, Martinho. Os Catecismos. Tradução e notas de Arnaldo Schuler. Porto Alegre, São Leopoldo: Concórdia Editora e Editora Sinodal, 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário