22/03/2018

Tempo Quaresmal: Sacramento do Altar (30/40)


21/03/2018: Sacramento do Altar I

CATECISMO MENOR:
O SACRAMENTO DO ALTAR

PRIMEIRO
Que é o Sacramento do Altar?
            É o verdadeiro corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo para ser comido e bebido, sob o pão e o vinho, por nós cristãos, como Cristo mesmo o instituiu.
 Onde está escrito isso?
            Assim escrevem os santos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e o apóstolo Paulo: "Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomai, comei, isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. A seguir, depois de cear, tomou também o cálice e, tendo dado graças, deu-lho dizendo: Bebei dele todos; porque este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós para remissão dos pecados; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim."

SEGUNDO
Que proveito há neste comer e beber?
            Isto nos indicam as palavras: "Dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados". Por estas palavras nos são dadas no sacramento remissão dos pecados, vida e salvação. Pois onde há remissão dos pecados, há também vida e salvação.

TERCEIRO
Como pode o ato físico do comer e beber efetuar tão grandes coisas?
            O comer e o beber, em verdade, não as podem efetuar, mas sim as palavras: "Dado e derramado em favor de vós para a remissão dos pecados". Estas palavras, juntamente com o comer e o beber, são a coisa principal no sacramento. E o que crê nestas palavras, tem o que elas dizem e expressam, a saber, remissão dos pecados.

QUARTO
Quem recebe dignamente este sacramento?
            Jejuar e preparar-se corporalmente é, sem dúvida, boa disciplina externa. Mas verdadeiramente digno e bem preparado é aquele que tem fé nestas palavras: "Dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados". Aquele, porém, que não crê nestas palavras ou delas duvida, é indigno e não está preparado, pois as palavras "por vós" exigem corações verdadeiramente crentes.


CATECISMO MAIOR:
Sobre o Sacramento do Altar, “o ponto cardinal é a palavra, a ordenação ou o mandamento de Deus. Poiso Sacramento do Altar não foi excogitado ou inventado por homem algum, mas foi instituído por Cristo, sem conselho e deliberação de quem quer que fosse. (P.486, 4).


Lutero, Martinho. Os Catecismos. Tradução e notas de Arnaldo Schuler. Porto Alegre, São Leopoldo: Concórdia Editora e Editora Sinodal, 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário