22/03/2018

Tempo Quaresmal: Sacramento do Altar II (31/40)


22/03/2018: Sacramento do Altar II


CATECISMO MENOR:





CATECISMO MAIOR:
Que é, pois, o sacramento do altar? Resposta: é o verdadeiro corpo e sangue de Cristo SENHOR, em e sob o pão e o e o vinho, que a Palavra de Cristo ordena a nós cristãos comer e beber. E assim como do Batismo dissemos que não é simples água, assim também aqui dizemos: o sacramento é pão e vinho, mas não simples pão e vinho, como os que ordinariamente se põem na mesa, senão pão e vinho compreendidos na Palavra de Deus e a Ela ligados. É a palavra, digo, que faz e distingue esse sacramento, de sorte que não é nem se chama apenas pão e vinho, senão corpo e sangue de Cristo

Pois diz-se “Accedat verbum ad elementum et fit sacramentum”, “quando a palavra se une à coisa externa, faz-se sacramento. Esta sentença de Santo Agostinho está formulada de maneira tão precisa e correta, que dificilmente terá dito outra melhor. A palavra tem de fazer do elemento um sacramento.  (P. 487, 8-15).

Lutero, Martinho. Os Catecismos. Tradução e notas de Arnaldo Schuler. Porto Alegre, São Leopoldo: Concórdia Editora e Editora Sinodal, 1983.


Nenhum comentário:

Postar um comentário