10/03/2018

Tempo Quaresmal e os Catecismos de Lutero: PAI NOSSO: SÉTIMA PETIÇÃO (21/40)


10/03/2018: PAI NOSSO: SÉTIMA PETIÇÃO

CATECISMO MENOR



CATECISMO MAIOR:
Em grego esta sentença reza assim: “livra ou guarda-nos do mau ou maligno”, e parece exatamente como se falasse do diabo, como se quisesse compreender tudo numa palavra, para que a suma inteira da oração toda se dirija contra este nosso inimigo principal. Pois é ele quem obstaculiza entre nós tudo quanto pedimos: o nome ou a honra de Deus, o reino e a vontade e de Deus, o pão cotidiano, consciência alegre e boa, etc. por isso o resumimos enfim, e dizemos: “Querido Pai, ajuda-nos, por favor, para que fiquemos livres de toda essa desgraça.” Não obstante, está incluído também o que de mal nos pode suceder sobre o reino do diabo: pobreza, vergonha, morte, e , em resumo, toda miséria e dor, que existe em profusão inumerável na terra

Não temos outra coisa que fazer na terra senão rezar incessantemente contra esse inimigo principal. Pois, se Deus não nos protegesse, nem por uma hora estaríamos em segurança contra o diabo. (p. 473, 113-116)

Lutero, Martinho. Os Catecismos. Tradução e notas de Arnaldo Schuler. Porto Alegre, São Leopoldo: Concórdia Editora e Editora Sinodal, 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário