07/03/2018

Tempo Quaresmal e os Catecismos de Lutero: PAI NOSSO: QUARTA PETIÇÃO (18/40)


07/03/2018: PAI NOSSO: QUARTA PETIÇÃO

CATECISMO MENOR:

CATECISMO MAIOR:
Aqui agora consideramos o pobre cesto do pão, as necessidades de nosso corpo e da vida temporal. É palavra breve e simples, mas também abrange muito. Pois quando mencionas e pedes “o pão de cada dia”, pedes tudo o que é necessário para que se tenha e saboreie o pão cotidiano, e por outro lado, também pedes que seja eliminado tudo o que o impede. Deves, por conseguinte, abrir e dilatar bem os pensamentos, não só até o forno ou caixa da farinha, mas até o vasto campo e a terra que produz e nos traz o pão de cada dia e toda sorte de alimentos. Por que se Deus não o fizesse crescer, não o abençoasse e conservasse no campo, jamais tiraríamos pão do forno e nenhum teríamos para pôr na mesa.

Para sumariá-lo em breves palavras: esta petição quer abranger quanto pertence a toda esta vida no mundo, porque apenas por isso necessitamos do pão cotidiano. Agora, à vida não pertence apenas que o corpo tenha alimento, vestuário e outras coisas necessárias, mas também que seja de tranquilidade e paz no relacionamento com as pessoas com as quais vivemos e lidamos; em suma, tudo o que se refere às relações domésticas e vizinhais, ou civis e políticas (p. 467, 72-73)

Lutero, Martinho. Os Catecismos. Tradução e notas de Arnaldo Schuler. Porto Alegre, São Leopoldo: Concórdia Editora e Editora Sinodal, 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário