16/03/2018

Tempo Quaresmal e os Catecismos de Lutero: O SACRAMENTO DO SANTO BATISMO IV (25/40)

15/03/2018: O SACRAMENTO DO SANTO BATISMO IV


CATECISMO MENOR:

CATECISMO MAIOR:
Cumpre aprendermos por que e para que foi instituído, isto é, qual seu proveito, o que dá e opera. A força, a obra, o proveito o fruto e o fim do batismo é salvar. Ser salvo não significa outra coisa que liberto do pecado, da morte e do diabo, chegar ao reino de Cristo e com Ele viver eternamente. (p. 477, 23-25).

E aqui vês que o batismo, tanto por seu poder como por sua significação, também compreende o terceiro sacramento, que se chamou de penitência, o qual, propriamente, outra coisa não é que batismo. Pois que outra coisa significa penitência senão atacar o velho homem com seriedade e entrar na nova vida? Por isso, se vives na penitência, então andas no batismo, que não apenas significa essa vida nova, mas também opera, inicia e promove. Por que nela se dão a graça, o Espírito e o poder para subjugar o velho homem, a fim de o novo surgir e se fortalecer. Por isso o batismo sempre permanece, e posto alguém  dele caia e peque, todavia sempre temos acesso a ele, para de novo submeter o velho homem. Mas não é preciso que se torne a derramar água em nós. Pois, muito embora fôssemos imersos cem vezes em água, contudo não seria mais que um só batismo. Assim o arrependimento outra coisa não é que um retorno ao batismo. (p484, 74-80)

Lutero, Martinho. Os Catecismos. Tradução e notas de Arnaldo Schuler. Porto Alegre, São Leopoldo: Concórdia Editora e Editora Sinodal, 1983.





Nenhum comentário:

Postar um comentário