03/09/2013

Comemoração de Gregório Magno, Bispo e Doutor da Igreja – 3 de setembro

“São Gregório” (1360-65), Mestre Theoderic ou Theodoric de Praga (1360-1380)

Um dos grandes líderes na Europa no final do século VI, Gregório atuou em ambas as áreas secular e sagrada de sua época. Como prefeito de Roma, restaurou a vitalidade econômica de sua cidade natal, que havia sido enfraquecida por invasões inimigas, pilhagem e peste. Depois ele vendeu suas extensas propriedades e doou a renda para ajudar os pobres, entrou no serviço em tempo integral na Igreja. Em 3 de setembro de 590 d. C., Gregório foi eleito para liderar a igreja em Roma. Como Bispo de Roma, supervisionou as mudanças e crescimento nas áreas de música da igreja e do desenvolvimento litúrgico, a expansão missionária para o norte da Europa, bem como o estabelecimento de um calendário do ano da igreja ainda hoje usado por muitas igrejas no mundo ocidental. Seu livro sobre o cuidado pastoral serviu como um padrão até o século XX.

LEITURAS:

† 1 Crônicas 25.1a, 6-8
† Salmo 57.6-11 ou 33.1-5, 20-21
† S. Marcos 10.42-45 ou S. João 21.15-17

ORAMOS:

† Pelos empobrecidos
† Por renovada apreciação da liturgia
† Por um espírito de serviço
† Pelos pastores e administradores arrasados, distraídos por muitas preocupações

ORAÇÃO DO DIA:

Onipotente e misericordioso Deus, tu levantaste Gregório de Roma para ser um pastor daqueles que pastoreiam o rebanho de Deus e inspirou-o a enviar missionários para pregar o Evangelho ao povo inglês. Preserva em tua igreja a fé católica e apostólica pra que o teu povo continue a ser frutífero em toda boa obra e receba a coroa da glória que nunca desvanece; através de Jesus Cristo nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House, 2008. p. 687) e New Book of Festivals and Commemorations: A Proposed Common Calendar of Saints (Rev. Philip H. Pfatteicher, Fortress Press, 2008. p. 123)

Nenhum comentário:

Postar um comentário