02/09/2013

O Cântico de Ana e o Cântico de Maria

“Ana levando seu filho Samuel ao Sacerdote” (1645), Jan Victors (1619-1676)

Hoje nosso Sínodo comemora Ana, mãe de Samuel. Se Samuel é em muitos aspectos um tipo de nosso Senhor, Ana prefigura a Mãe de Deus.

Por não ter filhos, ela orou ao Senhor por uma criança, prometendo que seria “devolvido ao Senhor” [1 Sm 1.28] por toda a sua vida. Deus ouviu e atendeu a sua oração dando-lhe o filho, Samuel. Quando ela o trouxe para Eli, o sacerdote, entoou um cântico que tem fortes semelhanças com o Magnificat de Maria:

O meu coração se regozija no SENHOR, 
a minha força está exaltada no SENHOR;

Não há santo como o SENHOR; 
porque não há outro além de ti;
e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.

Os que antes eram fartos hoje se alugam por pão, 
mas os que andavam famintos não sofrem mais fome;

O SENHOR é o que tira a vida e a dá; 
faz descer à sepultura e faz subir.

Levanta o pobre do pó e, 
desde o monturo, exalta o necessitado.

Leia todo o cântico em 1 Samuel 2!

Assim como o filho de Ana foi “devolvido ao Senhor" assim também o Filho de Maria seria “devolvido ao Senhor” de uma forma muito mais profunda e intensa: o Filho de Maria devolve a humanidade ao Senhor na medida em que o Senhor assume a humanidade na sua carne e a torna sua própria carne, e então, nesta carne humana, presta a completa obediência que todo ser humano devia e ninguém mais podia oferecer. É difícil ler a canção de Ana e não ver seu glorioso cumprimento no menino da Bem-aventurada Theotokos, nosso Senhor Jesus.

Por tua serva Ana, querido Senhor, glória sejam dadas a ti!

Rev. William C. Weedon, diretor de Culto e capelão do Centro Internacional da Igreja Luterana – Sínodo Missouri. (Traduzido de Weedon's Blog, 02.09.2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário