30/09/2013

Comemoração de São Jerônimo, Tradutor da Sagrada Escritura – 30 de setembro

“São Jerônimo como um acadêmico” (1600-14), El Greco (1541-1614)
Jerônimo nasceu em uma pequena aldeia do Mar Adriático, por volta do ano 345 d. C. Ainda jovem, foi estudar em Roma, onde foi batizado. Depois de extensas viagens, escolheu a vida de monge e passou cinco anos no deserto sírio. Lá, aprendeu hebraico, a língua do Antigo Testamento. Após sua ordenação em Antioquia e visitas a Roma e Constantinopla, Jerônimo estabeleceu-se em Belém. Usou sua habilidade com idiomas, para traduzir a Bíblia a partir do original em hebraico, aramaico e grego, para o latim, a língua comum do seu tempo. Essa tradução, chamada de Vulgata, foi a versão oficial da Bíblia na Igreja ocidental em todo o mundo por mais de mil anos. Considerado um dos grandes estudiosos da Igreja Primitiva, Jerônimo morreu no dia 30 de setembro de 420. Ele foi inicialmente sepultado em Belém, mas seus restos mortais foram oportunamente levados para Roma.

LEITURAS:

† Salmo 19.7-11(12-14) ou 119.97-104 
† 2 Timóteo 3.14-17 
† São Lucas 24.44-48

ORAMOS:

† Pela obra das Sociedades Bíblicas Unidas e 146 Sociedades Bíblicas nacionais que cooperam na tradução e distribuição das Escrituras Sagradas em mais de 200 países e territórios.
† Pelos biblistas, exegetas, tradutores e consultores de tradução da Bíblia.
† Pelo trabalho de revisão da versão Almeida Revista e Atualizada (ARA).

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Senhor, Deus da verdade, a tua Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Tu deste a teu servo Jerônimo alegria no estudo da tua Sagrada Escritura. Permite aos que continuam a ler, anotar, aprender e meditar a tua Palavra no coração, encontrar nela o alimento da salvação e o manancial da vida; através de Jesus Cristo nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House, 2009. p. 771)

Nenhum comentário:

Postar um comentário