13/09/2013

Martinho Lutero: Pregador da Cruz

“Sermão de Martinho Lutero” detalhe de um retábulo (1547) de Lucas Cranach, o Velho (1472-1553), na Igreja Santa Maria em Wittenberg.
“Um ano após a morte de Lutero, Lucas Cranach, o Velho, pintou um painel apresentando um retrato de Martinho Lutero no púlpito. O painel faz parte do bem conhecido retábulo na Igreja Santa Maria da cidade de Wittenberg. Com a Bíblia aberta diante dele, é o Lutero maduro quem proclama Cristo à congregação reunida diante dele. A imagem de Lutero feita por Cranach mostra o Reformador com uma mão apoiada no texto sagrado e a outra mão apontando para um enorme crucifixo. A obra de arte sintetiza o ministério de Lutero como um todo. Assim como São Paulo antes dele, Martinho Lutero esteve determinado a conhecer nada além de Cristo, e este crucificado. Lutero não foi o primeiro pregador da cruz desde o fim da era do Novo Testamento. Hermann Sasse comenta com razão que “a teologia da cruz pertence ao Ocidente”. Basta recordar o livro de Anselmo “Cur Deus Homo?” (Por que Deus se fez homem?) ou o grande hino de louvor “Ó Fronte Ensanguentada”.”

-- John T. Pless (Martin Luther: Preacher of the Cross. Concordia Theological Quarterly. v. 51, n. 2-3, abril-julho 1987. p. 83.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário