25/09/2013

Comemoração de Sérgio de Radonej, Abade da Santíssima Trindade – 25 de setembro

“Sergius de Radonej” (1882), Viktor Vasnetsov (1848-1926)

Para os russos, Sérgio é tanto um herói nacional como um exemplo da vida espiritual russa no seu melhor sentido. Sua posteridade nos lembra o que foi Joana d’Arc para os franceses ou Martinho Lutero para os alemães. Ele nasceu em Rostov (Rostoff) em torno de 1314, de pais devotos, Cirilo e Maria e batizado como Bartolomeu. Sua família era de origem aristocrática e mudou-se mais perto de Moscou, estabelecendo-se na aldeia de Radonej. Quando tinha vinte anos - e após a morte de seus pais - Bartolomeu deixou sua herança e tornou-se monge, adotando o nome de Sérgio. Fundou o Mosteiro da Santíssima Trindade nas florestas de Radonej e foi o reformador monástico mais importante da História Medieval da Rússia, ajudando a consolidar a igreja na Rússia na época dos mongóis.
Apesar de conviver com os ricos e poderosos, permaneceu próximo a suas raízes camponesas. Um contemporâneo disse dele: “Ele tem sobre si o cheiro de florestas de abetos”. Na memória do povo russo, Sérgio permanece como pessoa que foi enviada por Deus para proteger seu país e apontar-lhes Cristo, levando o seu povo a um patamar de espiritualidade cristã que vemos mais tarde transparecer nos autores da Era Dourada da literatura russa, como Nikolai Gogol, Leon Tolstoi e Fiodor Dostoievski.
São Sérgio morreu em uma idade extremamente avançada em 25 de setembro de 1392, para tristeza quase universal do povo russo.

LEITURAS

† Salmo 34.1-8 e 33.1-5, 20-21
† Eclesiástico 39.1-9
† São Mateus 13.47-52

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, cujo bendito Filho se fez pobre para que pela sua pobreza pudéssemos ser ricos, livra-nos, te rogamos, do apego desordenado a este mundo, a fim de que, inspirados pela devoção de teus servos, tais como Sérgio de Radonej, possamos servi-lo com singeleza de coração, alcançando as riquezas do mundo por vir; através de Jesus Cristo nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário