29/09/2013

Os amados anjos servem e cuidam dos pequeninos


“Quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe.” Em outras palavras: Quem é responsável por uma criança, física e espiritualmente, a educa corretamente para que ela aprenda a conhecer a Deus, aprenda a não amaldiçoar, jurar ou roubar; Para este eu digo que está me recebendo pessoalmente, está me amando como se estivesse carregando a mim, filho de Maria, nos braços e tomando conta de mim, assim como minha mãe, Maria tomou conta de mim. Isto é pregado sempre tão docemente e atraindo-nos sempre de forma tão cativante.
Mas por que o Senhor faz isso? Apenas pela razão de que ele entende muito bem quão ávidos os jovens são para ouvir coisas obscenas e quão facilmente eles são corrompidos. Além disso, más bocas são perfeitas em auxiliar nisso e – que clamores subam a Deus no céu! - agora encontramos meninos e meninas, de dez e doze anos de idade, que são capazes de amaldiçoar e usar palavrões sobre injúrias, distúrbios físicos, depravações e tem falta de vergonha e são vulgares no modo de falar. De quem eles aprendem isso? De mais ninguém, senão daqueles que deveriam refreá-los, de pai e mãe e de vergonhosos, péssimos criados. Os jovens vieram a saber tais coisas tão rapidamente e prestam mais atenção a elas do que à oração do Pai Nosso. Isto tem as suas raízes na velha, incendiária do mal, nossa natureza pecaminosa, que gruda em nós. É por isso que Cristo prega aqui de modo tão convincente e adverte tão ternamente para cuidar dos jovens, dizendo: Quando você educa um destes pequeninos, quando eles são criados no temor e no conhecimento de Deus, na piedade e modéstia, então você me tem feito o maior serviço. Eu tenho designado meus nobres servos, os amados anjos, para servir cuidar destes pequeninos. Lembre-se disso e faça o mesmo, não os ofenda, não os deixe ouvir maldades, e ajude-os de bom grado.

- Bem-aventurado Martinho Lutero, Hauspostille sobre São Mateus 18.1-10 (Evangelho para o Dia de São Miguel e Todos os Anjos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário