14/09/2013

É preciso que o Filho do Homem seja elevado, para que todo o que nele crê seja salvo

“Elevação da Cruz”, Alessandro Magnasco (1667-1749)
Hoje, nosso Senhor Jesus Cristo está pregado na Cruz e nós estamos em festa, para que saibais que a Cruz é uma festa e uma celebração espiritual. Outrora, a Cruz designava um castigo; agora tornou-se objeto de honra. Outrora símbolo de condenação, ei-la hoje princípio de salvação. Porque ela é para nós causa de bens sem conta: livrou-nos do erro, iluminou-nos as trevas, reconciliou-nos com Deus; tínhamo-nos tornado, para com Ele, inimigos e estrangeiros longínquos. Para nós, ela é hoje a destruição da inimizade, o penhor da paz, o tesouro de mil bens.
Graças a ela, já não erramos nos desertos, porque conhecemos o caminho verdadeiro. Não ficamos fora do palácio real, porque encontramos a porta. Não tememos as armas inflamadas do diabo, porque descobrimos a fonte. Graças a ela, já não estamos na viuvez, pois encontramos o Esposo. Não temos medo do lobo, pois encontramos o bom pastor. Graças à Cruz, não tememos o usurpador, pois nos sentamos ao lado do Rei.
Eis porque estamos em festa ao celebrarmos a memória da Cruz. O próprio São Paulo nos convida para a festa em honra da Cruz: “Celebremos esta festa”, diz ele, “não com fermento velho, nem com o fermento da malícia e da perversidade, mas com os ázimos da pureza e da verdade” (1 Co 5.8). E ele explica-nos a razão dizendo: “Porque Cristo, nossa Páscoa, foi imolado por nós”. (1 Co 5.7).

-- São João Crisóstomo (c. 347-407), teólogo e pastor e Constantinopla (Homilia 1 “Sobre a Cruz e sobre o Ladrão”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário