14/09/2013

Representação iconográfica da Exaltação da Santa Cruz


Este ícone do final do século XV, de um artista desconhecido do norte da Rússia, encontra-se no Ikonen-Museum em Recklinghausen, na Alemanha. O tema do ícone é a Festa da Exaltação da Santa Cruz, que comemora, em 14 de setembro, a descoberta da vera Cruz por Santa Helena, mãe do imperador Constantino, que se diz ter acontecido no ano 320 d.C., em Jerusalém.

A Exaltação da Santa Cruz é representada no ícone em uma composição solene, rigorosamente simétrica: sobre o fundo com uma enorme igreja redonda com  cúpulas “russificadas”, o centro do ícone retrata o bispo Macário de Jerusalém, em um grande ambão (uma espécie de púlpito) com uma parede traseira semicircular. Macário é assistido por dois diáconos, e segura no ar a relíquia da Cruz. Estão presentes na festa Helena e Constantino, no lado direito, e um grupo de cantores com trajes característicos e a cabeça coberta.

A representação é um estilo lacônico característico de Novgorod (Rússia), limitando-se ao essencial,  preferindo uma coloração límpida, em que o verde escuro e o vermelho predominam juntamente com o branco e ocre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário