01/07/2013

A Coleta da Festa da Visitação de Maria (2 de julho)

“A Visitação” (1737), Jerónimo Ezquerra (1660–1737)

Amanhã, aqueles que seguem a série anual do Ano Litúrgico, observam a Festa da Visitação (que é tida entre nós como uma das “festas principais de Cristo”). A Coleta (oração) para este dia no Lecionário Luterano tem suas origens na antiga ordem litúrgica da Igreja Alemã, a missa vernacular de Theobald Schwartz em Estrasburgo (1524 - veja Luther D. Reed. The Lutheran Liturgy. Philadelphia: Muhlenberg, 1947. p. 562). Há alguma Coleta cuja petição central vai tão ao coração do que significa a nossa fé? “Concede que recebamos a tua Palavra com humildade e fé, e assim sejamos feitos um com Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor”. Ser um com Cristo através da recepção da Palavra de Deus (tanto audível quanto visível).

Assim como neste dia a bem-aventurada Virgem entrou na casa de Isabel, com o coração do Verbo Eterno batendo debaixo de seu próprio coração em seu bendito ventre; assim como Isabel cheia do Espírito Santo exclamou: “Bem-aventurada a que creu!”(Lc 1.45); assim como São João Batista saltou no ventre da mãe na confissão daquele que ele iria servir como Precursor; assim como o velho Zacarias não creu nos caminhos do Deus de Israel; assim também nós, no dia santo da Visitação, regozijamos porque o nosso Deus visitou-nos de fato. Porque ele tomou parte na nossa carne no ventre da Virgem Santíssima. Porque ele veio a nós, que não poderíamos alcançá-lo, a fim de que nos tornássemos um com ele, e encontrássemos nele a vida que nunca acaba.

Rev. William C. Weedon, diretor de Culto e capelão do Centro Internacional da Igreja Luterana – Sínodo Missouri. Tradução e adaptação do artigo publicado originalmente em Weedon's Blog em 01.07.2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário