31/07/2013

Comemoração de São José de Arimateia - 31 de julho

 “O Cristo Morto com José de Arimateia” (1525), Giovanni Girolamo Savoldo (c. 1480-1548)

Nesta data os cristãos luteranos e ortodoxos orientais rendem graças a Deus por São José de Arimateia e sua devoção a Cristo.

Este José, mencionado em todos os quatro Evangelhos, veio de uma pequena aldeia chamada Arimateia, na região montanhosa da Judeia. Era um respeitado membro do Sinédrio, o conselho religioso judaico em Jerusalém. Ele era provavelmente abastado, uma vez que era dono de seu próprio túmulo sem uso num horto não muito longe do local da crucificação de Jesus (S. Mateus 27.60). José, um homem que espera ansiosamente pelo reino de Deus, foi a Pôncio Pilatos após a morte de Jesus e pediu o corpo de Jesus (S. Marcos 15.43). Juntamente com Nicodemos, José retirou o corpo e o depositou no túmulo (S. João 19.39). Sua devoção pública contrasta grandemente com o medo dos discípulos que abandonaram Jesus.

LEITURAS:

† Provérbios 4.10-18
† Salmo 16.5-11 ou 112.1-9
† São Lucas 23.50-56

ORAMOS:

† Por coragem para agir corretamente
† Por generosidade material e espiritual
† Pelos que cuidam dos mortos e os preparam para o sepultamento
† Por esperança certa e segura da ressurreição

ORAÇÃO DO DIA: 

Misericordioso Deus, teu servo José de Arimateia preparou o corpo de nosso Senhor e Salvador para o sepultamento com reverência e temor a Deus e o depositou em seu próprio túmulo. Ao seguirmos o exemplo de José, concede a nós, teu povo fiel, a mesma graça e coragem para amar e servir a Jesus com devoção sincera todos os dias de nossas vidas; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 578-579)

Nenhum comentário:

Postar um comentário