29/07/2013

Comemoração de Maria, Marta e Lázaro de Betânia - 29 de julho

“S. Lázaro entre Marta e Maria”, atribuído a Mestre Perea (em atividade entre 1480-1500, em Valencia), Museu Lázaro Galdiano, Madri.


Maria, Marta e Lázaro de Betânia eram discípulos com quem Jesus tinha uma ligação especial de amor e amizade. O Evangelho de São João registra que “amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro” (S. João 11.5). Em certa ocasião, Marta recebeu Jesus em sua casa para uma refeição. Enquanto ela fazia todo o trabalho, Maria sentou-se aos pés de Jesus ouvindo sua Palavra e foi elogiada por Jesus por ter escolhido a “a boa parte, e esta não lhe será tirada” (S. Lucas 10.38-42). Quando seu irmão Lázaro morreu, Jesus anunciou a Marta esta bonita promessa do Evangelho: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente” (S. João 11.25-27). Ironicamente, quando Jesus ressuscitou Lázaro da morte, isto tornou os inimigos de Jesus mais decididos do que nunca a matá-lo (S. João 11.39-54). Seis dias antes de Jesus ser crucificado, Maria ungiu-lhe os pés com um óleo perfumado muito caro e os enxugou com os seus cabelos, não sabendo na ocasião que ela estava fazendo isso como uma preparação para o sepultamento de Jesus (S. João 12.1-8; S. Mateus 26.6-13).

ORAÇÃO DO DIA:

Pai Celestial, teu amado Filho fez amizade com seres humanos frágeis como nós para torná-los teus amigos. Ensina-nos a ser como os queridos amigos de Jesus de Betânia, para que possamos servi-lo fielmente como Marta, aprendermos sinceramente com ele como Maria e, finalmente, sermos ressuscitados por ele como Lázaro. Através de Jesus Cristo, Senhor deles e nosso, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 571-572)

Nenhum comentário:

Postar um comentário